Curso de horticultura promove capacitação de detentos em JF

A iniciativa visa a reintegração no regime semiaberto. Alunos que participam são gratificados com a redução da pena

Eduardo Maia
Repórter
2/8/2013
Manejo

Quinze detentos da penitenciária José Edson Cavalieri estão sendo capacitados para a prática de horticultura e empreendedorismo. A iniciativa faz parte do programa de ressocialização no regime semiaberto e tem como gratificação a redução da pena em um dia, a cada 12 horas cumpridas em serviço, divididas em três dias.

O curso tem carga horária de 160 horas, divididas entre um módulo que alia teoria e prática do manejo de hortaliças, e outro de empreendedorismo, que permite desenvolver técnicas de comercialização dos produtos colhidos.

De acordo com diretor geral da penitenciária, Jefferson Soares de Macedo, o curso é proposto para os acautelados que apresentam bom comportamento, e o perfil psicológico aberto ao aprendizado. "É muito positivo para o processo de integração, muitas vezes chega a ser uma novidade na vida deles. Estamos em um momento de capacitá-los para reinseri-los na sociedade", afirma.

Valdiney de Paula Castro, de 34 anos, já pensa em utilizar das técnicas aprendidas no curso para aplicá-las quando voltar ao convívio familiar. "Pretendo replantar uma área que tenho perto da minha casa, aproveitando esta oportunidade que muitos não estão tendo", declara. Cristiano Gomes da Silva, de 40 anos, pretende ir mais além. "Estou achando o curso tão produtivo e interessante que quero, no futuro, ensinar as técnicas a outras pessoas e continuar a trabalhar no ramo", diz.

Quem acompanha todo o trabalho e dá as dicas das melhores formas de cultivo é a instrutora do Senar Minas, Cleicimar Canuto. Seguindo a metodologia do "aprender fazendo", ela ministra as aulas de forma colaborativa, que permitem aos alunos participarem a todo o tempo. "É um curso que permite ao acautelado planejar, executar e organizar a produção agrícola, desde o plantio até a comercialização. É interessante, pois permite também promover a conscientização socioambiental".

Abastecimento interno

A produção de hortaliças do curso de horticultura orgânica será empregada no abastecimento do refeitório da penitenciária, incluída no cardápio nutricional de todos os detentos. A quantidade excedente será destinada a entidades como creches e orfanatos.

Todo o projeto é fruto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, viabilizado por uma parceria entre a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), o Senar Minas, o Sindicato Rural de Juiz de Fora, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e a Prefeitura de Juiz de Fora.


ACESSA.com - Curso de horticultura promove capacita??o de detentos em JF