servidores públicos da educação

Por

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2008, atualizada ?s 15h45

Governo Federal promete cumprir acordo com servidores p?blicos da educa??o, mesmo com rombo deixado pelo fim do CPMF


Thiago Werneck
Rep?rter

Em reuni?o que aconteceu na tarde dessa sexta-feira, dia 18 de janeiro, entre representantes do Minist?rio do Planejamento e os coordenadores da Federa??o de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), representantes do governo federal garantiram que v?o cumprir o acordo de racionaliza??o da tabela dos planos de carreira, acordadas em termo de compromisso depois do fim da ?ltima greve.

A forte divulga??o da m?dia de que os reajustes dos servidores v?o ser suspensos em 2008, por causa do rombo causado pelo fim da arrecada??o do CPMF, deixaram muitos funcion?rios com receio de n?o cumprimento do acordo. Mas o governo pediu apenas que o prazo para racionalizar as carreiras seja ampliado de mar?o para julho.

"Com a racionaliza??o das carreiras, os sal?rios da nossa categoria j? v?o aumentar. Quer?amos a garantia de que esse acordo seria cumprido e por v?rias vezes tivemos a afirmativa que sim, durante essa reuni?o. O prazo vai ser ampliado para julho", diz uma das coordenadoras da Fasubra, L?a de Souza. Al?m disso, o governo prometeu manter negocia?es com a categoria.

O acordo vale para todos os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que podem ficar menos receosos em rela??o ao poss?vel n?o cumprimento do acordo, t?o anunciado por toda m?dia nacional.

De acordo com L?a, o governo pediu mais prazo por alegar dificuldades de redistribuir o or?amento que agora est? menor. "Eles ressaltaram que est? dif?cil fazer toda divis?o e que or?amento vai ter que voltar para c?mara para ser re-dividido. Mas claro que vamos continuar em alerta para garantir a continuidade das negocia?es", completa.