Sábado, 16 de junho de 2018, atualizada às 9h

Medalha Geraldo Pereira homenageia dez nomes do cenário artístico de Juiz de Fora

Da redação

Pela segunda vez, no ano do centenário de Geraldo Pereira, a Câmara Municipal de Juiz de Fora, entrega a medalha que carrega o nome do compositor e cantor. A homenagem deste ano será no dia 21 de junho, às 19h30, no plenário da Câmara.

Geraldo nasceu em Juiz de Fora em 23 de abril de 1918. Aos 12 anos se mudou para o morro da Mangueira no Rio de Janeiro, onde desenvolveu seus atributos artísticos que são lembrados e entoados até hoje. Aos 20 anos já cantava nas rádios cariocas e gravava discos.

Músicos como Cartola, Chico Buarque, João Gilberto e Zeca Pagodinho, entre outros, já regravaram suas canções. Não se sabe ao certo o tamanho da obra de Pereira; cerca de 81 sambas foram gravados por ele, mas há possibilidade desse número ser maior. Faleceu aos 37 anos e até hoje seu legado é reproduzido e admirado.

A condecoração foi criada no ano passado, por meio de uma resolução da Mesa Diretora, pelo vereador Antônio Aguiar (MDB), como forma de reforçar a memória do sambista. A homenagem visa contemplar pessoas físicas e/ou jurídicas que se notabilizaram na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artísticos-culturais e sociais da cidade e região.

A escolha dos dez nomes é realizada pelo Conselho do Mérito, formado pelo representantes da Câmara; vereador Antônio Aguiar e pela Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, representada pela vereadora Ana do Padre Frederico (MDB); pela UFJF, Funalfa, Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, Associação Cultural Estação Palco, Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação.

Confira os homenageados deste ano:

Carla Imaculada Rosa Barbosa
Flávio Aloísio Carneiro - Flavinho da Juventude
Iêda Maria Loureiro de Carvalho
Instituto Cultura do Samba
Laura Conceição
Lúdica Música
Márcio Gomes
Onze:20
Ronaldo Tadeu Magalhães Pereira - Ronaldo Tropical
Silvana Marques

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.