Quarta-feira, 25 de julho de 2018, atualizada às 17h22

Trio de Choro se apresenta nesta quinta-feira em concerto no Pró-Música

Da redação

O chorinho ganha espaço na programação do 29º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, com a apresentação do Trio de Choro no Teatro Pró-Música, nesta quinta-feira, 26 de julho, às 20h.

Formado pelo flautista Nilton Moreira, pelo trompetista Pedro Mota e por Marcos Flávio no trombone, o trio já passou por palcos de todas as regiões do Brasil e levou aos Estados Unidos esse que é o principal representante da música popular do país, de acordo com Nilton.

Além de concertos, o grupo também realiza oficinas e pesquisas acadêmicas relacionadas ao gênero, pois os músicos são fundadores do grupo de pesquisa Choro na Universidade. Professores da UFJF (Nilton Moreira), UFSJ (Pedro Mota) e UFMG (Marcos Flávio), e doutores na área musical, os três também são muito conhecidos e premiados nacional e internacionalmente em suas carreiras individuais. Nesta edição do Festival, os integrantes do trio também ministrarão oficinas relativas a seus respectivos instrumentos.

Para o repertório dessa apresentação, o Trio de Choro apresentará canções de compositores e expoentes do Choro, dentre eles Pixinguinha, Jacob de Bandolim e Abel Ferreira. Através de performances com toques pessoais de cada solista, excelentes improvisos e contrapontos, esses importantes representantes do gênero serão homenageados no concerto. Como de costume, por onde passam os amigos convidam músicos de destaque de cada região, com o objetivo de enriquecer o ritmo musical, trazendo a união dos instrumentos europeus com os africanos, característica desse estilo urbano. Em Juiz de Fora, as participações especiais serão de Márcio Gomes (pandeiro), Wellington Duarte (violão de 7 cordas), Marcio Hulk (cavaquinho) e Armando Junior (violão).

Convites

A entrada é franca e os convites serão distribuídos no Centro Cultural Pró-Música no dia da apresentação, de 8h30 às 17h30. Máximo de quatro convites por pessoa. Todos os concertos noturnos serão precedidos de palestras ministradas pelo Prof. Rodolfo Valverde (UFJF), com início às 19h, nos mesmos locais das apresentações.


ACESSA.com - Trio de Choro se apresenta nesta quinta-feira em concerto no Pr?-M?sica