Quarta-feira, 1 de agosto de 2018, atualizada às 13h30

Fernanda Takai lança novo álbum com canções de Tom Jobim em JF

Da redação

Tom Jobim, um dos músicos mais aclamados da MPB, ganhou uma nova roupagem. Na voz doce e suave de Fernanda Takai, suas canções fazem parte do novo disco, intitulado O Tom da Takai, que será lançado neste sábado, 4 de agosto, no Teatro Solar, em Juiz de Fora.

Faixa após faixa, o disco resgata um Tom jovem, de cerca de 30 anos e ainda inconsciente de sua vocação para a eternidade. Fernanda garante a eternidade desse repertório e, com sua leveza e juventude, faz dele nosso contemporâneo – pequenas grandes canções para tocar no rádio e, quem sabe, despertar uma nova geração. O trabalho tem produção e arranjos de Roberto Menescal e Marcos Valle.

No repertório do álbum e do show, o público vai poder escutar algumas das primeiras composições do mestre da bossa nova. São sete faixas produzidas e arranjadas por Roberto Menescal: “Aula de Matemática/Discussão” (pot-pourri), “Bonita”, “Esquecendo Você”, “Samba Torto”, “Eu Preciso de Você”, “Fotografia” e “Estrada do Sol”. As outras seis, com arranjos e produção de Marcos Valle: “Ai, Quem me Dera”, “Olha p'ro Céu”, “Outra Vez”, “Só Saudade”, “The Red Blouse” e “Brigas Nunca Mais”.

Marcos Valle conta que "sempre tive muito cuidado de fazer qualquer coisa com músicas do Tom, porque ele já foi bastante gravado. Mas, imediatamente, vi que esse projeto poderia ser muito interessante, porque a Fernanda tem personalidade própria. Procuramos músicas menos gravadas, mas interessantes. Ouvi muita, muita coisa... Depois pensamos em arranjos diferentes também. O Menescal e eu dividimos as canções, mas tocamos juntos em todas, o que trouxe uma unidade. E a Fernanda tem uma voz deliciosa que se encaixa tão bem nas letras, suave, coloquial, se enquadrou perfeitamente. Tudo isso e também o clima, nossa amizade, deu tão certo que foi transpassado para o disco. Tenho muito orgulho de participar desse projeto".

               

O disco

A ideia do disco partiu de uma série de shows de 2017, quando o trio se reuniu para celebrar os 80 anos de Menescal e apresentou diversas canções da bossa nova. “Pra essa série, fiz um arranjo de ‘Estrada do Sol’, do Jobim, pensando na Takai, especialmente pra ela. E quando ela cantou no show, me veio o projeto na cabeça, na hora, com nome e tudo. Convidei o Marcos e ela ali mesmo no palco, na frente da plateia, e eles toparam. Depois disso, tudo fluiu, a gravadora confirmou, sugerimos as músicas, e a Fernanda gostou, selecionou, gravamos. Foi tão simples, sem complicações, mas o resultado está muito sofisticado”, conta Roberto Menescal.

“Para escolher as canções, os produtores me passaram algumas que eram um pouco menos conhecidas que os grandes clássicos. Fomos atrás de músicas que não tinham muitas regravações e que poderiam ganhar um novo foco junto ao público. Confiei muito no conhecimento deles sobre a obra de Tom Jobim. O resultado superou minhas expectativas, que já eram excelentes. Temos um álbum muito leve, ao mesmo tempo sofisticado e pop, usando o que a bossa nova tem de melhor. E soa muito novo, atualizado. As canções têm uma qualidade incomparável”, comenta Fernanda Takai.

Na apresenta o trio será acompanhado pelos músicos Adriano Souza (Teclados), Jefferson Lescowich (Baixo) e Renato “Massa” Calmon (Bateria) – que também participaram da gravação do disco. O repertório conta com todas as canções do CD, mais algumas surpresas.

Serviço

Show O Tom da Takai – com Fernanda Takai, Roberto Menescal e Marcos Valle
Data/horário: 4 de agosto, às 20h
Local: Teatro Solar - Avenida Presidente Itamar Franco 2.104, São Mateus.
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Classificação etária: Livre
Duração do show: 1h30 aproximadamente

ACESSA.com - Fernanda Takai lan?a novo ?lbum com can?es de Tom Jobim em JF