Terça-feira, 18 de setembro de 2018, atualizada às 8h20

Seminário em Juiz de Fora vai debater o patrimônio cultural

Da redação

Entre quarta e sexta-feira, dias 19 e 21 de setembro, ocorre a sétima edição do seminário Olhar sobre o que é nosso, promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O evento terá palestras, minicurso, simpósio e oficinas, com especialistas de Juiz de Fora, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Com o tema Bens culturais e as transformações como legado para as gerações futuras, o evento é um convite à discussão crítica e permanente sobre o patrimônio em Juiz de Fora. O evento também busca fomentar diálogo entre os setores de patrimônio regional e a sociedade, reforçando que as atuações preservacionistas devem, necessariamente, ter respaldo no planejamento urbano, contando com instrumentos eficazes para sua salvaguarda.

Além das palestras, será realizado o 1º Simpósio, no qual serão apresentados 20 artigos científicos produzidos por pesquisadores da área.

Esta edição também terá o minicurso O Inventário do Patrimônio Cultural: Aplicações e Implicações, com o historiador e consultor em gestão do patrimônio cultural, André Vieira Colombo, e as oficinas Requisitos para apresentação de projetos de restauração em imóveis tombados e Desenho da memória, ministradas, respectivamente pelas arquitetas da Dipac, Angelica Moreira Costa e Amanda Schelgshorn Pereira.

As vagas para o minicurso, as oficinas e o simpósio estão esgotadas, mas as pessoas interessadas em acompanhar as palestras ainda podem se inscrever pelo telefone 3690-7327 ou na Dipac (Avenida Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld – Centro).