• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quarta-feira, 3 de outubro de 2018, atualizada às 18h09

    Quadro restaurado da pintora Maria Pardos entra em exposição no Museu

    Da redação

    O quadro intitulado “Sem Pão”, da pintora Maria Pardos, entra em exposição no lugar das telas “Jornaleiro” e “ Primeira Separação”, na antessala da galeria “Maria Amália”, localizada no prédio Museu “Mariano Procópio”. A nova obra dá continuidade ao ciclo de exibição da recém-restaurada coleção da artista. O espaço está aberto a visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

    A restauração e conservação das pinturas de cavalete da coleção que integra a pinacoteca do Museu “Mariano Procópio” foi realizada entre julho e dezembro de 2017, pelo Ateliê “Raul Carvalho” – Restauração de Obras de Arte Ltda, localizado em Barueri (SP). Os procedimentos cumpriram todas as determinações de contrato, seguindo padrões internacionais, com utilização de equipamentos e tecnologia de ponta por profissionais especializados, visando a garantir intervenções técnico-científicas seguras.

    Sobre a artista

    Maria Pardos foi companheira de Alfredo Ferreira Lage e colaboradora do Museu. Colecionadora, cantora lírica. Pintora dos gêneros retrato e natureza morta. Aluna, em cursos livres, dos professores Rodolfo Amoêdo e João Batista da Costa, participou de exposições coletivas em importantes galerias e nos salões da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde conquistou várias premiações: Menção Honrosa de Primeiro Grau, 1913; Medalha de Bronze, 1914; e Medalha de Prata, 1915.

    No Salão Nacional de Belas Artes de 1918, seu “Autorretrato” foi considerado, pela crítica, como o melhor trabalho nesta categoria, recebendo prêmio em dinheiro, que foi doado pela artista a pessoas carentes. Para o Salão de 1929, foi criada, no Museu “Mariano Procópio”, a Sala “Maria Pardos”, onde ficaram expostos objetos de sua coleção, como paliteiros de prata, leques, joias e louça, dentre outros, e parte de sua produção artística, formada por pinturas a óleo, aquarelas e desenhos.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.