• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Sábado, 3 de novembro de 2018, atualizada às 10h15

    Primeiro Plano 2018 começa na segunda no Teatro Paschoal Carlos Magno

    Da redação

    Nesta segunda-feira, 5 de novembro, começa a 17ª edição o Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, com programação no Teatro Paschoal Carlos Magno, com entrada franca, na rua Gilberto de Alencar, Centro. A abertura será, às 19h, com o curta "Para atravessar contigo o deserto do mundo", uma produção juiz-forana da diretora e roteirista Natália Reis, vencedora do prêmio incentivo Primeiro Plano de 2017. Anualmente, o vencedor do melhor curta-metragem, produzido por universitários da cidade, recebe um benefício em dinheiro para a gravação de um novo filme, apresentado sempre no festival do ano seguinte.

    Em seguida, às 20h, os espectadores poderão conferir o longa brasileiro "Os jovens Baumann", de Bruna Carvalho Almeida.

    A novidade deste ano ficou guardada para o último dia do evento, no sábado, 10, com o Encontro de Coprodução Audiovisual na América Latina. A ideia é discutir o crescente número de coproduções entre Brasil e os demais países do continente, e como esta relação abre novas possibilidades de intercâmbio e financiamento mútuo.

    Além do encontro, o Primeiro Plano vai exibir 50 curtas-metragens, que vão disputar os prêmios nas categorias Regional e Mercocidades. As produções, feitas por cineastas estreantes, foram desenvolvidas na Zona da Mata de Minas Gerais (mostra Regional) e em outras cidades do Brasil e toda a América do Sul (Mostra Competitiva). Estas exibições ocorrerão diariamente, a partir das 17h.

    Além dos curtas, exibidos diariamente, o festival fecha todas as noites com um longa-metragem inédito em Juiz de Fora. A programação está no site.

    No encerramento, sábado, 10, também serão conhecidos os vencedores das mostras competitivas. Antes haverá a exibição de dois curtas: o argentino "Minha tristeza não é minha", de Maximiliano Gallo, e o brasileiro "Deus", dirigido por Vinicius Silva.

    Os convites podem ser retirados, sem nenhum custo, no próprio Teatro, antes de cada sessão.

    Exibições infantis

    Imperdível também são as sessões lanterninha infantil e juvenil, com filmes especiais para crianças e adolescentes, igualmente produzidos por diretores estreantes. Os curtas, selecionados pela curadoria do festival, retratam temáticas como fantasia, lirismo e questões sociais e existenciais. As sessões lanterninha ocorrem entre terça-feira, 6, e quinta-feira , 8, em horários especiais, como 10h e 15h.

    Dentro da proposta das sessões lanterninha, o festival traz, ainda, a exibição de quatro curtas com audiodescrição e legenda descritiva. Os três filmes poderão ser conferidos na quarta-feira, 7, a partir das 15h. E no dia seguinte, o público será convidado a debater, após a exibição, a temática da pessoa com deficiência. O filme “A câmera de João”, de Tothi Cardoso, será apresentado às 10h.

    Eventos paralelos

    O inédito Encontro de Coprodução Audiovisual na América Latina é apenas um dos eventos paralelos que movem o Primeiro Plano. Além dele, serão promovidos debates, de 7 a 10 de novembro, abertos ao público que acontecerão sempre às 14h, na sede da Funalfa, reunindo os realizadores das mostras “Mercocidades” e “Regional”. Outras três oficinas para os amantes da sétima arte: correção de cor, edição de som e documentário, também integra a programação. Para este evento, as inscrições já encerraram no dia 1° de novembro.

    Na Oficina Querô, crianças e jovens serão introduzidos ao universo do cinema. Através de encontros sobre sensibilização, roteiro e filmagem, os participantes serão orientados para, ao fim, produzir mini-metragens com um minuto de duração.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.