• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Segunda-feira, 7 de janeiro de 2019, atualizada às 17h30

    22ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre os dias 18 e 26

    Da redação

    A 22ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes acontecerá entre os dias 18 e 26 de janeiro na cidade histórica mineira. Ao longo de nove dias de evento, o público é convidado a conferir e participar de uma intensa e diversificada programação totalmente gratuita, que inclui a exibição de mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, além de debates, performances, atrações artísticas e lançamentos de livros. Estima-se que em 2019 o evento beneficiará um público de mais de 35 mil pessoas. Confira programação completa (aqui).

    A celebração do corpo – em todas as suas possibilidades de expressão e enunciação; estará no centro da programação da Mostra de Tiradentes. A definição da temática Corpos Adiante como mote da 22a edição partiu do desejo de valorizar a presença física, tanto no interior de uma sala de cinema quanto no espaço público e também como projeção do futuro.

    A escolha da homenageada deste ano se relaciona diretamente à temática. Trata-se da atriz e dramaturga mineira Grace Passô, um dos nomes mais incensados das artes brasileiras nos últimos anos e que se tornou referência tanto no teatro quanto, ainda recente, no cinema.

    Para sediar a programação cultural abrangente e intensa, Tiradentes recebe toda uma infraestrutura desenvolvida para esta edição do evento. Serão instalados quatro espaços de exibição: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares) e o Cine-Lounge (500 pessoas); e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, onde é também instalada a sede do evento.

    Programação

    Compondo a programação da Mostra, ainda haverá homenagem a uma personalidade do cinema nacional; realização do 22º Seminário do Cinema Brasileiro – com debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais, além da série Encontro com os filmes, que reúne anualmente críticos de cinema, acadêmicos, pesquisadores, diretores, profissionais do audiovisual, imprensa e público.

    O público também poderá se inscrever nas ações formativas - como oficinas para adultos e jovens que certificarão mais de 200 alunos; a Mostrinha de Cinema que garante muita diversão para a criançada e toda família; atrações artísticas - exposições, cortejo da arte, shows e performances.

    Produções Inéditas

    Integra a Mostra Homenagem à Grace Passô, a produção de dois conteúdos inéditos que estão sendo preparados para apresentação no evento: um média-metragem que é uma recriação do espetáculo Vaga Carne, assinado por Grace e Ricardo Alves Jr e que será exibido na sessão de abertura, na noite de 18 de janeiro; e uma performance com o músico Barulhista, no sábado, dia 19.

    No dia seguinte à abertura, o público da Mostra Tiradentes vai poder conferir uma performance teatral inédita, a Performance Grão da Imagem. Em cena, Grace Passô descreve cenas reais e cinematográficas, sem projetá-las no espaço, mas tentando fazê-las visíveis. A atração conta com a participação do músico Barulhista.

    Os longas-metragens Temporada, do diretor André Novais de Oliveira e Elon não Acredita na Morte, direção de Ricardo Alves Jr, completam a Mostra Homenagem a Grace Passô.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.