Cine-Theatro abre inscrições para ocupação artística na próxima segunda
A partir da próxima segunda-feira, 14 de janeiro, começam as inscrições para a ocupação artística do Cine-Theatro Central no período de 1º de abril 2019 a 30 de abril de 2020. O edital estabelece 60 agendamentos para a Chamada Pública, 15 para o projeto Luz da Terra e outras 45 datas para atendimento de demanda espontânea dentro do mesmo período.
Tanto a Chamada Pública (edital) quanto a Demanda Espontânea estão destinadas a espetáculos de teatro adulto, teatro infantil, dança, música, conferências, palestras, formaturas e eventos afins.
As 15 vagas para o projeto Luz da Terra (edital) serão ocupadas via seleção à parte, levando em conta Edital próprio do projeto, que está sendo lançado concomitantemente à Chamada Pública, seguindo assim o mesmo calendário de inscrição, avaliação, resultado parcial, recurso e resultado final.
O Luz da Terra é voltado exclusivamente para produção local a preços populares. Caso as vagas do projeto não sejam ocupadas, elas serão direcionadas à modalidade de demanda espontânea. Para concorrer ao Luz da Terra, os interessados precisam comprovar a residência na cidade por pelo menos 3 anos.
A ocupação do espaço via edital tem o objetivo de dar transparência ao processo e tornar democrático o acesso de produtores e artistas ao mais antigo teatro da cidade.
Inscrições
Os projetos de ocupação do Central poderão ser inscritos tanto por pessoas jurídicas (produtores teatrais, associações de classe, entidades, grupos de artistas em teatro, entre outros), quanto por pessoas físicas.
As inscrições deverão ser feitas até 14 de fevereiro, presencialmente, de terça a sexta, nos períodos de 9h a 12h e de 14h a 17h. Os documentos devem ser entregues em envelope lacrado e também podem ser enviados pelos correios (exclusivamente via SEDEX), até a data limite.
A lista de documentos para inscrição inclui: os formulários de cadastro de proposta devidamente preenchidos por digitação; documentos de identificação e documentos que atestem o proponente como representante do grupo interessado, entre outros (conferir lista completa no Edital).
O resultado da seleção dos projetos será divulgado no dia 20 de fevereiro, havendo possibilidade de pedido de recurso até 27 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 1º de março.
Tanto o edital quanto o formulário de inscrição estão disponíveis nas páginas do Cine-Theatro Central, da Pró-reitoria de Cultura e da UFJF.
Critérios
Os projetos inscritos passarão por um processo de triagem, no qual será verificada a apresentação de informações e documentação necessária. Os projetos classificados nesta fase serão, em seguida, avaliados pelo Conselho Diretor do Cine-Theatro Central, que os julgará com base em quatro critérios: mérito (originalidade, criatividade e inovação nos conceitos e/ou execução); exequibilidade; relevância cultural (reconhecimento de valores culturais importantes advindos da proposta); e diversidade (abrangência de áreas diversas no projeto). Cada um deles poderá receber até 25 pontos. A Chamada estabelece ainda critérios para desempate.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!