Sexta-feira, 17 de maio de 2019, atualizada às 18h25

Corredor Cultural terá mais de 75 atividades culturais em Juiz de Fora

Da redação

Mais de 75 atividades serão realizadas no 11º Corredor Cultural, entre os dias 24 e 26, para comemorar os 169 anos de Juiz de Fora. A programação foi anunciada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), nesta sexta-feira, 17, em entrevista coletiva, e pode ser conferida em anexo. Mantendo seu perfil de pluralidade, a maratona cultural terá atrações em diversos segmentos, como teatro, dança, audiovisual, música, games, palhaçaria, artes visuais, contação de histórias e oficinas. A maior parte das atrações foi selecionada a partir de edital público, por meio do qual artistas e produtores culturais apresentaram suas propostas. Também foram incorporadas à programação atividades promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Todos os eventos terão entrada franca.

Mais uma vez, a Funalfa tem apoio da Unimed Juiz de Fora para realização do “Corredor Cultural”. Diferente de 2018, quando a parceria se deu por meio de renúncia fiscal, este ano a cooperativa fará repasse direto, já que o Governo federal adiou o lançamento da Lei de Incentivo à Cultura, inviabilizando a inscrição do projeto. “A Unimed não quis abrir mão de participar do ‘Corredor Cultural’, já consolidado no calendário de eventos da cidade. A experiência do ano passado foi muito enriquecedora, e nosso entendimento é de que investir em cultura é forma de valorizar a cidade e seus moradores”, disse a gestora de Comunicação e Marketing da Unimed Juiz de Fora, Flávia Rocha.

Já o diretor-geral da Funalfa, Zezinho Mancini, explicou que, em 2019, a Funalfa retomou o conceito original do “Corredor Cultural”, que é o de promover a ocupação do Centro, a partir do conceito de convergência: “Essa é uma característica de Juiz de Fora, que tem o Centro como ponto de encontro. A ideia é formar um grande corredor de atrações culturais e de entretenimento, capaz de estimular o encontro entre os artistas e o público, e de ambos com a cidade.” Entre os locais que abrigarão ações estão: Espaço Diversão & Arte, Museu Ferroviário, Teatro “Paschoal Carlos Magno”, Paço Municipal, Parque Halfeld, Cine-Theatro Central, Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM), Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, Pró-Idoso e praças Antônio Carlos e da Estação, além de ruas e galerias.

Também serão contemplados espaços fora do eixo central: Núcleo Travessia (Vila Olavo Costa), Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) (Bairro Benfica), Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (Martelos), Parque da Lajinha (Teixeiras) e Museu “Mariano Procópio” e Centro Cultural “Dnar Rocha” (ambos no Mariano Procópio), além da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Benfica) e paróquias São Geraldo (Filgueiras) e Cristo Rei (Jardim do Sol).

Para facilitar o acesso à programação, a Funalfa lançou o site corredorculturaljf.com.br , onde o usuário encontrará a programação completa e informações sobre cada atividade. Foram criados filtros por dia, local e tipo de evento.

Novos parceiros

Durante a coletiva, Zezinho Mancini anunciou o interesse da Funalfa em buscar novos parceiros para o “Corredor Cultural”. Serão selecionadas propostas de pessoas físicas e jurídicas interessadas em participar do evento como colaboradoras ou patrocinadoras, mediante a contrapartida de divulgação da marca. Foi aberto também cadastro para empreendedores do setor de alimentos, bebidas e outros, interessados em comercializar seus produtos durante a maratona cultural dentro do Teatro Paschoal Carlos Magno ou no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Em ambos os casos, a orientação é fazer contato com o Departamento de Acesso à Cultura, pelo telefone 3690-7036.


Com informações da Funalfa

ACESSA.com - Corredor Cultural ter? mais de 75 atividades culturais entre 24 e 26