• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 6 de junho de 2019, atualizada às 14h48

    Festival Varilux de Cinema Francês começa hoje em Juiz de Fora

    Da redação

    A maratona de filmes do Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quinta-feira, 6 de junho, em Juiz de Fora. O evento acontecerá até o dia 19 de junho, em todo país, trazendo para o público brasileiro a recente safra da cinematografia francesa. No ano em que completa dez anos, o Varilux irá ultrapassar a marca de um milhão de espectadores.

    Na cidade, os filmes e atividades poderão ser vistos nos Cinemas do Santa Cruz Shopping (Rua Jarbas de Lery Santos, 1655 - Centro) e no Independência Shopping (Av. Presidente Itamar Franco, 3600 - Cascatinha). Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias dos cinemas ou pelos site. Confira programação completa no site do Festival (aqui).

    O novo filme de François Ozon será destaque na programação do Festival deste ano. O filme “Graças a Deus” (Grâce à Dieu), que venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim desse ano – prêmio do júri -, tem como base uma história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin por seu silêncio sobre os abusos sexuais cometidos contra menores de idade por um padre de sua diocese. O filme estreou na França em fevereiro de 2019, apenas alguns dias antes do julgamento do Cardeal e suscitou muitos debates.

    Outro longa em cartaz nesta edição será “A Revolução em Paris” (Un Peuple et son Roi) de Pierre Schoeller, que retrata a gênesis da Revolução Francesa. Essa produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos e custou 17 milhões de euros, reúne um elenco excepcional formado por nomes como Louis Garrel, Adèle Haenel, Izïa Higelin, Gaspard Ulliel, Laurent Lafitte, Olivier Gourmet e Denis Lavant, entre outros.

    Além da exibição dos filmes, as atividades paralelas contemplam: debates com os integrantes da delegação (atores e cineastas); ações e sessões educativas; laboratório franco-brasileiro de roteiros, sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, o Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França).

    Varilux 10 anos

    O Festival Varilux de 2010 foi realizado em nove cidades, exibido em 11 salas de cinema e visto por cerca de 25 mil pessoas. Nove anos depois, em 2018, atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. Os longas-metragens programados se destinam tanto a adultos quanto jovens e crianças.

    A ampliação de locais, circuitos e público é resultado de parcerias, realizado pela produtora Bonfilm.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.