Doação de ?rg?os e tecidos em Juiz de Fora

Por

Quarta-feira, 26 de setembro de 2007, atualizada ?s 17h22

Doa??o de ?rg?os: na Zona da Mata, a fila de espera de um rim tem 577 pessoas, enquanto 146 pessoas aguardam uma c?rnea


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Em comemora??o ao Dia Nacional de Doa??o de ?rg?os e Tecidos, a Comiss?o Intra-Hospitalar de Doa??o de ?rg?os e Tecidos para Transplantes do Hospital Universit?io (CIHDOTT) vai realizar, nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, uma palestra para orientar a comunidade interna sobre a capta??o e o transplante. Segundo o coordenador da CIHDOTT, S?lvio Evaristo, o objetivo ? sensibilizar professores, funcion?rios e acad?micos.

"Queremos aproveitar a data para fazer um alerta e conscientizar os profissionais do HU, para a quest?o da doa??o de ?rg?os. Existe uma fila de espera enorme e a oferta poderia ser maior se houver mais conscientiza??o", explica.

Na Zona da Mata, a fila de espera de um rim tem 577 pessoas, enquanto 146 pessoas aguardam uma c?rnea. "Em muitos hospitais, as pessoas falecem e os profissionais n?o fazem a notifica??o, que ? obrigat?ria. Sem o apoio dessas pessoas, muitas doa?es s?o perdidas".

A palestra acontece no audit?rio professor Gilson Salom?o, no HU/CAS (unidade Santa Catarina), ?s 9h e no audit?rio do Centro de Aten??o ? Sa?de, no HU/CAS (unidade Dom Bosco), ?s 14h. A palestrante ? a coordenadora da Central de Transplantes da Zona da Mata e m?dica nefrologista, Ellen Cristine de Almeida.