Segunda-feira, 15 de julho de 2019, atualizada às 8h20

Restauro da Villa Ferreira Lage entra em nova etapa

Da redação

O restauro da Villa Ferreira Lage, pertencente ao conjunto arquitetônico do Museu Mariano Procópio, é o foco da nova etapa das obras de restauração. Segundo a assessoria da Prefeitura, "com o uso, principalmente, da técnica da decapagem, estão sendo recuperadas as pinturas originais de paredes, tetos, assoalhos, rodapés e sobrevergas. Os cômodos que estão passando por este processo no momento são o 'torreão' e as salas de música, visitas e a 'Um”. As obras estão contemplando também os condutores de águas pluviais da edificação, que passaram por vídeo inspeção e serão limpos e recuperados.

O prefeito Antônio Almas visitou, na quinta-feira, 11, as obras de recuperação do Museu. “Estamos trabalhando para que as novas gerações tenham oportunidade de ver a riqueza desse Museu, que é o segundo museu imperial do Brasil. Em breve, com essa nova etapa de restauro, vamos entregar 85% das obras de decorativismo. Enquanto isso, continuaremos na busca de recursos, tanto na esfera pública quanto na privada, para que possamos abrir este espaço para a sociedade o quanto antes”, afirmou o prefeito.

A retomada do restauro do prédio histórico começou em 22 de maio deste ano. A previsão é de que esta fase seja concluída em setembro. A continuação do restauro está sendo possível devido ao patrocínio de R$ 1.190.162,85 da MRS Logística S/A, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Uma equipe de 26 pessoas, entre profissionais de Juiz de Fora e do Rio, atua na obra, realizada pela empresa Concrejato Serviços Técnicos de Engenharia S/A, contratada por meio de licitação pública, com ampla experiência na área de restauração, responsável pelas obras do Museu Nacional, após o incêndio ocorrido em setembro de 2018.

Segundo o diretor da Fundação Museu “Mariano Procópio” (Mapro), Antônio Carlos Duarte, o processo na “Villa”, por sua riqueza no decorativismo, é lento e minucioso, seguindo rigorosos conceitos de restauro e de níveis técnicos.

ACESSA.com - Restauro da Villa Ferreira Lage entra em nova etapa