Terça-feira, 15 de agosto de 2017, atualizada às 18h09

Som Aberto traz Lô Borges e mais atrações musicais neste sábado

Da redação

O projeto Som Aberto levará para a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) diversas atrações artísticas, a partir das 14h de sábado, dia 19. Realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF, a 11ª edição do evento, traz como diferencial um número maior de apresentações musicais: serão cinco shows, com destaque para a grande atração da noite, o cantor Lô Borges, ícone do Clube da Esquina. As atrações musicais desta edição resultam de uma parceria com o projeto Bossa n´Jazz Gourmet.

Durante todo o evento, também haverá Street Hypnosis, Quick Massage, Food Trucks e praça de alimentação. A partir de 14h acontecerá adoção de cães com o SOS Cães JF e Veterinários Solidários. O Grand Bazar abre às 15h, horário em que também ocorre a abertura oficial do evento com Ângelo Abreu, o novo apresentador do Som Aberto.

A partir das 15h, acontece a oficina de bordado Mãos a Fio, com Gabriela Machado. Os interessados em participar terão materiais disponibilizados pela oficina, mas caso o participante possua agulha de costura normal poderá levá-la. O interessado que tenha algum bordado que já esteja fazendo também poderá levar o material e bordar durante a oficina.

Às 15h30 o público poderá conferir a apresentação Vivaldi Dança na Praça, um espetáculo híbrido que utiliza a dança para democratizar o acesso às artes eruditas em espaços abertos e públicos da cidade. Três bailarinos (Fernanda de Oliveira, Mário Jorge Mendes e Vitória Vargas) interpretam a obra Opus 8 (As Quatros Estações), de Antonio Vivaldi, enquanto um artista visual (Lucio Rodrigues) realiza uma pintura performática durante a apresentação. Serão três estilos de dança - clássico, moderno e contemporâneo.

Às 16h30, haverá uma apresentação do Coletivo Flores Raras, com o objetivo de divulgar a campanha do Mês da Visibilidade Lésbica, apoiada pela UFJF, e que pretende estimular o respeito e a valorização de todas as mulheres, independentemente de sua opção sexual.  

Atrações musicais

A programação musical especial desta edição tem início às 16h40 com o show da cantora belo-horizontina Gabriela Pepino, que apresentará seu novo álbum Fireflies, com canções inéditas e autorais sobre vida, amor e diversão. Inspirado pelo soul music americano e o pop dos anos 60 e 90 e dos dias atuais, o disco traz composições com batidas modernas e letras marcantes, que garantem um show com muita energia. Gabriela Pepino estará acompanhada no palco por Felipe Fantoni (baixo), Marcio Brant (violão), Helton Lima (bateria), Marcus Nogueira (teclado) e Claudio Moraleida (guitarra).

Logo após, sobe à Concha Acústica a banda juiz-forana A Zagaia, inspirada na música popular brasileira e em clássicos do rock nacional. Formada em 2002, a banda conta com músicos com mais de 20 anos de experiência: Delorme Augusto (bateria), Chiquinho (baixo e vocal) e Daniel Goulart (guitarra e vocais).

Em seguida, quem comanda o palco é a banda Falcatrua, de Belo Horizonte, com um show de seu quinto CD, Pequenas Porções de Espaço. O grupo é conhecido pela autenticidade e por fazer diversão e poesia a partir de uma base rock´n´roll que inclui MPB, folk, influências do soul de Tim Maia e marchinhas de carnaval. André Miglio (voz, assobio e violão), Danilo Guimarães (baixo, sampler e minimoog), Francesco Napoli (guitarra e violão) e Fred Corrêa (bateria e percussão) são responsáveis pela atual formação da banda. O trabalho mais recente do grupo tem dez faixas e produção de Chico Neves, também responsável por alguns teclados.

Também de Belo Horizonte, a banda Zimun inicia seu show às 19h50. Formada em 2009, a banda possui seis instrumentistas e experimentadores - Fernando Castilho, Matéria Prima, Ravel Veiga, Gabriel Bruce, Edgar Dedig e Gabriel de Mattos – e une a tríade guitarra, baixo e bateria a outros instrumentos como congas, vibrafone, trompete e sintetizadores, criando novas melodias, harmonia, ritmo, dinâmica e timbres. A essência da banda está na sua criatividade, improviso e construções sonoras arquitetadas com o som que vem das ruas.

Zimun traz para o palco do Som Aberto o rap, um pouco de rock, afrobeat e MPB e batidas que influenciam um novo estilo: o street jazz. Essa mistura musical já levou a banda para turnê na Europa e agora poderá ser conferida em Juiz de Fora. No show em Juiz de Fora, a banda lança seu segundo álbum, Sobre o Bom Senso & o Senso Comum, com canções inéditas como A Máquina do Ontem, Na Memória, Cidadão do Mundo, dentre outras. O álbum tem produção musical de Daniel Santiago (Teatro Mágico, Hamilton de Holanda, Bituca entre outros) e é mixado por Rodrigo Sanches (Céu, Gal Costa e Nação Zumbi).

Lô Borges

Com o show Paisagem da Janela, Lô Borges ocupa a Concha Acústica a partir das 20h30. Natural de Belo Horizonte, Salomão Borges Filho, sexto herdeiro de dona Maricota e de seu Salomão, nasceu em 1952 e, desde então, respira música. A maior influência veio do irmão, Marilton, e do amigo Bituca, que rapidamente passou de um singelo vizinho, a “12º filho” do casal Borges. Lô, que sempre acompanhou de perto o som feito pelos irmãos e por Bituca, no famoso “quarto dos homens”, no apartamento dos Borges, passou a dedilhar seu violão e a fazer música. Logo chamou a atenção da família e do amigo, que já era conhecido como Milton Nascimento.

Dono de uma trajetória incomum, Lô Borges se transformou em um dos grandes ícones do Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini. No Som Aberto, ele irá relembrar os 40 anos de carreira com sucessos que fizeram dele referência para a MPB, como Clube da Esquina, Trem Azul e Um Girassol da Cor de seu Cabelo.

Programação

15h – Abertura do Grand Bazar, DJ Marcelo Castro, Oficina de Bordado “Mãos a Fio”, com Gabriela Machado
15h30 - Vivaldi Dança na Praça – LMM
16h – Pista com  DJ Marcelo Castro
16h30 - Apresentação Coletivo Flores Raras
16h40 - Show Gabriela Pepino  
17h45 - Show A Zagaia
18h50 - Show Falcatrua
19h50 - Show Zimum
20h30 - Show Lô Borges – “Paisagem da Janela”
22h00 – DJ Marcelo Castro


Com informações de

ACESSA.com - Som Aberto traz L? Borges e mais atra?es musicais neste s?bado