Quinta-feira, 8 de agosto de 2019, atualizada às 8h15

Museu Ferroviário comemora 16 anos com atividades culturais

Da redação

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2.001 – Centro) completa 16 anos de fundação. O aniversário já está sendo comemorado, com a ampliação do atendimento em agosto, todos os sábados, das 10h às 17h. Além de visitar o acervo, o público terá acesso a uma série de atividades culturais e recreativas, inteiramente gratuitas.

A programação especial, organizada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) prevê, ao longo do mês, exibição de filmes, oficinas e brincadeiras para a garotada, feira de alimentos e produtos artesanais, piquenique compartilhado e visitas guiadas. O grupo de dança Remiwl Street Crew fará um aulão aberto, seguido de bate-papo, além de apresentar um espetáculo. Não é preciso fazer inscrição prévia em nenhuma das atividades.

Livre para todos os públicos, a programação integra a campanha Todos Juntos, Sempre em Frente, que tem como objetivo destacar a participação de diversos segmentos sociais na manutenção do equipamento urbano.

O complexo oferece salas expositivas e de multimeios, anfiteatro e plataforma, que agregam ações culturais promovidas pela Funalfa e por artistas locais e de outros centros. O equipamento também abriga oficinas culturais, que atendem públicos de diferentes faixas etárias e interesses, estando consolidado como espaço de produção, valorização e irradiação de cultura.

Além do funcionamento excepcional aos sábados, em agosto o Museu Ferroviário é aberto à visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Durante a semana, o acesso pode ser feito pela Avenida Brasil, 2.001, para pedestres e motoristas. Aos sábados, a entrada acontece somente por este enderço. O estacionamento é liberado.

Programação

Dia 10

- 10h às 17h- Visitas espontâneas ao acervo

- 15h – Visitas guiadas ao acervo

- 16h - Exibição do filme “O Expresso Polar"

Dia 17

- 10h às 17h- Visitas espontâneas ao acervo

- 11h às 16h – Piquenique compartilhado, com brincadeiras, contação de histórias, oficinas, música e exibição de filmes infantis, entre outras atrações

- 15h - Visitas guiadas ao acervo

Dia 24

- 10h às 17h- Visitas espontâneas ao acervo

- 10h às 14h - “Encontro de Colecionadores”

- 15h- Visitas guiadas ao acervo

Dia 31

- 10h às 17h - Visitas espontâneas ao acervo

- 11h às 16h - “Feira de Alimentos e Artesanato”

- 14h às 16h30 - Aulão aberto + bate-papo + espetáculo do grupo de dança Remiwl Street Crew

- 15h - Visitas guiadas ao acervo

ACESSA.com - Museu Ferrovi?rio comemora 16 anos com atividades culturais