• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Terça-feira, 27 de agosto de 2019, atualizada às 8h

    Projetos de lei buscam incluir Juiz de Fora na rota do café especial

    Da redação

    Juiz de Fora pode entrar na rota do café especial brasileiro, devido a dois projetos de lei do vereador Marlon Siqueira (MDB). Um deles autoriza o Executivo a criar a Rota do Café Especial, e o outro institui o Dia do Café Especial e a Semana do Café Especial, a serem incluídos no calendário oficial de eventos, abrindo espaço para a realização de feiras temáticas, que reúnem produtores e consumidores, com o objetivo de ampliar o ambiente de negócios no setor cafeeiro.

    As políticas públicas de fomento ao mercado do café especial auxiliam na estruturação dos negócios, em um mercado que vem passando por mudanças nos últimos anos. Com os eventos comemorativos cria-se uma oportunidade para aquecer a economia para além do café, na área do turismo e comércio. "O objetivo é abrir um diálogo entre o Poder Público e o setor privado, de modo a divulgar e contribuir para a valorização do café especial, (...) bem como estimular a economia local e o acesso a mercados de café especial, em razão da sua relevância na vida social e política de nosso Município", salientou o vereador.

    O projeto que autoriza o Executivo a criar a Rota do Café Especial, busca explorar o potencial turístico e de geração de renda no âmbito do município, haja vista que Minas Gerais é o estado que mais produz e Juiz de Fora abriga um mercado consumidor crescente. Já o outro projeto, prevê a criação do "Dia Municipal do Café Especial" que será comemorado em 24 de maio e a "Semana Municipal do Café Especial" que será realizada anualmente na semana desta data.

    A data comemorativa abre espaço para eventos que contribuam para a valorização do café especial, proporcionando experiência histórica, cultural e sensorial, além de estimular a economia local e o acesso ao mercado especializado do café especial. Poderão ser realizadas feiras de produtos, promovendo o encontro entre os setores do agronegócio, indústria e comércio. Também haverá espaço para cursos de capacitação, apresentação de receitas e trabalhos realizados por baristas e pesquisadores, valorizando os ingredientes emblemáticos, além de oficinas sobre o assunto e rodas de conversas sobre temas relacionados ao café especial.

    O projeto prevê, além dos eventos comemorativos, a possibilidade para entrega de prêmios com o objetivo agraciar pessoas e instituições do Município que preservem a memória do café, seu modo de fazer e de suas receitas.


    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.