• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    MAMM e Memorial da República recebem programação da 13ª Primavera dos Museus

    Da redação
    23/09/2019

    O Memorial da República Itamar Franco e Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) vão receber, durante uma semana, a  13ª edição do projeto Primavera dos Museu, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que traz o tema Museus por dentro, por dentro dos museus.

    A proposta é explorar aspectos do cotidiano museológico, aplicados aos métodos de formação, organização e conservação desses espaços que atuam como guardiões da memória da população.

    Através de seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibição de filmes, palestras, e outras atividades, o público poderá conhecer os museus por dentro para ficar “por dentro” deles. Confira a programação do Memorial e do MAMM para este olhar dos bastidores.

    Programação Memorial da República Itamar Franco

    Dia 24 – Mediações Temáticas

    A Divisão de Educação do Memorial elaborou o projeto “Mediações Temáticas” que envolve quatro roteiros de visita que abordam o rico acervo do Memorial da República sob diferentes aspectos. As mediações estão disponíveis para todos os visitantes e a cada dia, de terça a sexta-feira, haverá uma temática diferente. O tema do dia 24 (terça-feira) é “Itamar por seus objetos”. Grupos e escolas devem agendar a visita previamente através do e-mail educativo.mrpif@ufjf.edu.br

    Dia 25, às 15h: Palestra “O acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco como fonte de pesquisa”

    O evento idealizado pela Divisão de Arquivo e Biblioteca do Memorial tem a proposta de apresentar aos pesquisadores e ao público em geral o levantamento e as informações sobre todo o acervo arquivístico, bibliográfico e fotográfico que se encontra disponível no espaço. Além disso, após a palestra, os participantes serão convidados a fazer uma visita orientada aos acervos do Memorial.

    O evento é gratuito e aberto aos interessados e confere certificado. As vagas são limitadas e a realização da inscrição é feita pelo e-mail: arquivo.mrpif@ufjf.edu.br.

    Além disso, no mesmo dia, o projeto Mediações Temáticas continua com o tema  “A República no Memorial”.

    Dia 26, às 19h: Documentário "Balé de pé no chão: A dança afro de Mercedes Baptista"

    A exibição do documentário “Balé de pé no chão: A dança afro de Mercedes Baptista” faz parte do CineClube, que acontece toda última quinta-feira do mês, e dessa vez terá edição especial para a programação da 13ª Primavera dos Museus. O documentário acompanha a trajetória de Mercedes Baptista, a bailarina de formação erudita considerada a principal precursora da dança afro-brasileira, que estudou os movimentos rituais do candomblé e das danças folclóricas.

    Em seguida, acontece um debate com o jornalista, escritor e documentarista Ugo Soares, coordenador do CineFanon. A ONG realiza trabalhos no campo do audiovisual em escolas da periferia juiz-forana e dedica-se ao ensino da comunicação popular e à exibição e discussão de filmes e documentários relacionados às culturas afro-brasileira, diaspórica e indígena nas periferias e espaços populares da cidade.

    O evento é gratuito, aberto aos interessados e confere certificado. As vagas são limitadas e a realização da inscrição é feita pelo e-mail: mrpitamarfranco@ufjf.edu.br ou pelas redes sociais do Memorial.

    Neste dia também ocorre a visita das “Mediações Temáticas” com o mote “O Memorial, Itamar e a República: o acervo e seus desdobramentos”.

    Dia 27: Mediações Temáticas

    O roteiro do dia é “O Memorial a partir de suas obras de arte: interseções”.

    Dia 29, às 14h30: Ação Educativa “Caça ao Real”

    A ação educativa funciona como uma “Caça ao Tesouro”, brincadeira infantil que se baseia em decifrar dicas e pistas e achar um grande tesouro. As dicas são o próprio acervo do Memorial apresentado através de trovas. De verso em verso, as crianças encontrarão um tesouro de verdade e saboroso. A atividade é gratuita e voltada para crianças de 8 a 10 anos. São 10 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mrpif@ufjf.edu.br

    Programação Museu de Arte Murilo Mendes

    Dia 24 – CineMAMM, palestra e abertura de exposições

    A partir das 15h, ocorre a exibição do documentário “Murilo Mendes: o olho armado”, em edição especial do projeto CineMAMM para a 13ª Primavera de Museus. O documentário faz parte da série de audiovisual “República da Poesia”, do canal Curta!, que traça um panorama da diversidade da literatura poética brasileira e de suas fases.

    No episódio dedicado a Murilo Mendes, dirigido Danilo do Valle e Hilton Lacerda, a partir da cronologia do poeta mineiro, os espectadores são levados a mergulhar nas pistas que desvendam e revelam um dos mais instigantes escritores da língua portuguesa, estabelecendo conexões com sua vida e obra, entendendo sob quais influências seu trabalho foi desenvolvido.

    No mesmo dia, às 19h, ocorre a palestra de abertura do VII Colóquio Arte em Trânsito, "Bioconceitualismo: exercícios, aproximações e zonas de contato”, com o artista, escritor, curador e crítico Ricardo Basbaum.

    Já às 20h, acontece a abertura das exposições Arte em Trânsito e Grafias e Múltiplos - “Os Amigos da Gravura”. Enquanto a primeira apresenta uma série de diferentes obras que refletem as teorias e os fazeres em arte e educação, instigando o pensamento crítico e a livre interpretação, tanto de artistas quanto de observadores. Por sua vez, a segunda expõe cerca de 40 trabalhos que integram o acervo permanente do MAMM, com trabalhos de artistas como Lygia Pape, Nelson Leirner, José Resende, Carlos Martins, Thereza Miranda, Rubens Gerchman, Amador Perez, Lena Bergstein, Paulo Pasta, Tomie Ohtake e Rubem Grilo.

    Dia 25, às 19h - Cinema em Foco

    O Cinema em Foco também está na programação da semana com a palestra “O que o analógico pode ensinar ao digital no arquivo audiovisual?”, de Fernanda Coelho. Tratando pelo viés do audiovisual, a palestra aborda a questão da memória e da preservação, que é função primeira de toda instituição museal.

    Fernanda Coelho é graduada em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduada em Museologia (FESPSP) e mestra em Ciência da Comunicação (ECA/USP). Trabalhou na Cinemateca Brasileira/MinC por mais de trinta anos.

    Dia 28 - Oficinas e visitas temáticas

    O sábado está repleto de atividades especiais para os visitantes: a partir das 14h acontece a oficina de gravura para crianças, com a equipe do Educativo do MAMM, além da oficina de encadernação artesanal, que se propõe a trabalhar com materiais alternativos, com costuras aparentes, tecidos, capas com detalhes visuais diversos, estimulando a criatividade.

    Para quem quiser conhecer mais do Museu, no mesmo dia serão realizadas visitas temáticas à Biblioteca ao Laboratório de Pintura. Na Biblioteca, os participantes  conhecerão o acervo bibliográfico do MAMM, e no Laboratório os visitantes conhecerão algumas obras de artes visuais da coleção do poeta Murilo Mendes que completam 50 anos este ano.

    Para as oficinas e as visitas aos setores é preciso fazer inscrição presencial na recepção do MAMM até quinta-feira, 26. As vagas são limitadas.

    Dia 29 - Show Bons Navegantes, com Cacáudio e Carlos Fernando Cunha

    Para encerrar a 13ª Primavera de Museus no MAMM, às 16h, no domingo, 29, acontece gratuitamente o show “Bons Navegantes” com Cacáudio e Carlos Fernando Cunha. A apresentação tem apoio do movimento cultural de valorização e resgate do samba na cidade, o projeto “Ponto de Samba”.

    A performance é uma comemoração da amizade dos dois artistas e parceiros musicais. O repertório é formado por canções autorais da dupla e também por músicas em parceria com outros compositores como Luizinho Lopes, Kadu Mauad e Dudu Costa.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.