Quarta-feira, 28 de maio de 2014, atualizada às 08h34

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem termina nesta quarta

Enem

Os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até esta quarta-feira, 28 de maio, para pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento confirma a inscrição no exame. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição.

A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios.

No último sábado, 24 de maio, o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. "Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia", disse.

Acessibilidade

Este ano, o Enem tem novidades, como a possibilidade de os travestis e transexuais usarem o nome social no dia da prova. Outra novidade é na acessibilidade. O site do exame oferece o edital em formato de leitura compatível com o Dosvox, sistema criado para pessoas com deficiência visual utilizarem o computador, e um vídeo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para quem tem deficiência auditiva

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Prazo para pagamento da taxa de inscri??o do Enem termina nesta quarta