• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Segunda-feira, 11 de novembro de 2019, atualizada às 14h40

    Pólen - Festival de cultura de Juiz de Fora começa nessa terça

    Da redação

    Começa nesta terça-feira, 12 de novembro, o "Pólen – Movimento de Intercâmbio Cultural". A abertura será no Teatro Paschoal Carlos Magno - Rua Gilberto de Alencar 888 – Centro, com o Fórum das Artes, que vai reunir representantes da classe artística para debater os rumos da cultura na cidade.

    Já no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), a partir das 19h, a programação será centrada no 2º Festival de Fotografia de Juiz de Fora, promovido pelo Coletivo JF Fotográfico.

    O Fórum das Artes será de 9h às 19h, com intervalo de 12h às 14h. O evento nasceu de uma demanda do Conselho Municipal de Cultura (Concult). Às 19h, haverá performance com o coletivo Sararau Criolo, seguida de show com Las Manas, no foyer do Paschoal. Encerrando o primeiro dia do Pólen no teatro, o público poderá prestigiar o espetáculo Versão Demo, monólogo do ator e dramaturgo Tairone Vale, com direção de Rodrigo Portella. A peça, que estreou em abril passado, na mesma casa de espetáculos, será encenada às 21h, com distribuição gratuita de convites a partir das 20h.

    No CCBM, o fotógrafo Millard Schisler (SP), especialista em arquivos analógicos e digitais, ministrará a palestra “Digitalização de acervos e preservação arquivos digitais”, às 19h. O profissional tem Mestrado em Artes Visuais pelo Visual Studies Workshop, State University of New York (1999), curso de especialização em conservação fotográfica no Certificate Program for Photographic Preservation do George Eastman House (1998), onde também lecionou por dois anos. Foi professor na Focus Escola de Fotografia (1983-1993), no Rochester Institute of Technology (1996-2006) e no mestrado on-line de Museologia da Johns Hopkins University (2016-2019). Millard é especializado na conservação de coleções fotográficas analógicas e digitais, digitalização de materiais bidimensionais e preservação digital. A palestra é gratuita e aberta a todos os públicos.

    Na mesma noite, ocorre a abertura de cinco mostras do 2º Festival de Fotografia que ocuparão o CCBM. A programação completa do evento está disponível no site www.jffotografico.com.br.

    Mostras

    - “Sobrevivente” (Sala de Pintura) - Curadoria de Bárbara Almeida

    - “24 Horas de Parque Halfeld” (Painel Memorial) – Curadoria: Sérgio Neumann

    - “Um ano de varal de fotografia” (Galeria Celina Bracher) – Curadoria: Maga Bastos

    - “Ossuário” (Galeria Heitor de Alencar) - Curadoria: Antônio Paiva

    - “Brumadinho – Memória dos esquecidos” (Galeria Narcisse Szymanowski) - Gabriel Brandão


    “Pólen” - Programação de terça-feira

    Local: Teatro “Paschoal Carlos Magno”
    - 9h às 19h | Fórum das Artes – Reunião da classe artística para debater os rumos da cultura de Juiz de Fora
    - 19h | Foyer | Performance com Sararau Crioulo + show com Las Manas
    - 21h | Teatro | “Versão Demo”, com direção de Rodrigo Portela, texto e atualção de Tairone Vale

    Local: Centro Cultural "Bernardo Mascarenhas" - CCBM
    - 19h | 2º Festival de Fotografia de Juiz de Fora | Abertura das mostras e palestra “Digitalização de acervos e preservação de arquivos digitais”, com Millard Schisler (SP)


    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.