Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013, atualizada às 15h30

Cerca de 20 mil candidatos iniciam o Pism neste domingo

pism

Começa neste domingo, 15 de dezembro, e segue até o dia 17, as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Serão três dias de provas dedicados aos três módulos do Pism que, este ano, contabilizou 19.997 inscritos.

Nesta edição, o curso mais disputado para o campus de Juiz de Fora foi o de Psicologia, do grupo B, destinado aos estudantes de escola pública e que declararam suas rendas como iguais ou inferiores a um salário mínimo e meio per capita familiar mensal. Em Governador Valadares, o curso mais concorrido foi o de Medicina, do grupo C, destinado a vagas de amplo acesso, independentemente de renda ou escola.

Deveres do candidato

O candidato realizará as provas no local que estiver especificado no seu comprovante definitivo de inscrição, disponibilizado na última quarta-feira, dia 11. O comprovante deve ser obrigatoriamente acessado e impresso por meio do site da Comissão Permanente de Seleção (Copese) . O candidato que não comparecer às provas nos dias, nos horários e nos locais indicados no Comprovante Definitivo de Inscrição terá a sua inscrição automaticamente cancelada.

Se o participante não conhecer ou não estiver familiarizado com o local onde fará as provas do Pism, é aconselhável que visite a localidade antes do primeiro dia de prova. Dessa forma, serão evitadas as dificuldades de última hora, já que o trânsito estará mais lento em vários pontos da cidade durante as avaliações.

É importante lembrar que não serão tolerados atrasos dos candidatos. Os portões serão rigorosamente fechados às 14h (horário de Brasília). Recomenda-se que os participantes que forem realizar suas provas nos campus da UFJF cheguem no local até às 12h30, uma vez que o congestionamento costuma ser grande nos arredores da Universidade, tanto no bairro São Pedro quanto na avenida Itamar Franco. Para que o fluxo do trânsito melhore, foi traçado um planejamento especial de trânsito e segurança

Após o início da aplicação da prova, o candidato deverá permanecer no local de realização da mesma por, no mínimo, uma hora e meia. O candidato que possuir cabelos compridos terá que mantê-los presos durante a realização das provas, deixando as orelhas à vista. Serão admitidas somente canetas esferográficas nas cores azul ou preta, de corpo transparente, para o preenchimento do cartão de resposta de todas as provas objetivas e para o desenvolvimento e respostas de todas as questões discursivas do Pism. O material necessário para as provas (lápis, caneta e borracha) será fornecido pela UFJF. Os candidatos podem levar pequenos lanches e água em garrafa transparente.

Proibições

Não será permitido o uso de boné, chapéu, óculos escuros e relógios durante a realização das provas. Também é proibido ao candidato entrar no local da avaliação, portando armas e aparelhos eletrônicos, como celulares, calculadoras, beeps, pagers, walkmans, mp3, mp4 e semelhantes. Caso o participante não cumpra essas determinações, será automaticamente excluído do Pism.

Maratona de provas

Em cada dia de prova, os candidatos têm no mínimo uma hora e meia e, no máximo, quatro horas para concluir as questões. O horário de realização das provas começa às 14h e vai até às 18h.

No domingo, dia 15, os participantes do Pism I e II farão prova objetiva, com questões das oito áreas de conhecimento: Biologia, Física, Geografia, História, Língua portuguesa, Literaturas, Matemática e Química. No dia 16, segunda-feira, será realizada a primeira prova discursiva, que será sobre Língua portuguesa, Matemática, Química e Geografia. Na terça-feira, 17, último dia de Pism, será a vez de os candidatos fazerem a segunda prova discursiva, com questões sobre Literaturas, Biologia, Física e História. Na prova objetiva, serão cinco questões de cada conteúdo, valendo um ponto cada. Já nas avaliações discursivas, serão duas questões de cada conteúdo, cada uma valendo cinco pontos.

Os candidatos do Pism III também realizarão a prova com questões objetivas no dia 15, domingo. A diferença é que, nos dias posteriores, o participante do último módulo do Pism fará provas discursivas sobre os conteúdos de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso que escolheu na UFJF.

Os estudantes que optarem por cursos na área de Economia e Administração realizarão no dia 16, segunda-feira, prova discursiva sobre as áreas de Língua Portuguesa e Matemática. No dia 17, terça-feira, prova discursiva sobre as áreas de Geografia e História. Os que optarem pela área de Exatas farão provas discursivas sobre Língua portuguesa e Matemática no dia 16 e, no dia 17, sobre Física e Química. Os candidatos aos cursos da área de Humanas realizarão, no dia 16, provas discursivas sobre Língua portuguesa e Literatura, e no dia 17, sobre Geografia e História. Já os que escolherem cursos na área de Saúde farão provas discursivas sobre Língua Portuguesa e Biologia no dia 16 e, no dia 17, sobre Física e Química.

Além de Juiz de Fora e Governador Valadares, as provas dos módulos I e II do Pism também serão realizadas nas cidades mineiras de Conselheiro Lafaiete e Muriaé, e Volta Redonda (Rio de Janeiro). As provas do módulo III serão sediadas, exclusivamente, em Juiz de Fora. O resultado final do Pism III, com a lista de aprovados, será divulgado no dia 17 de fevereiro de 2014. Já as notas do Pism I e II sairão no dia 21 de março de 2014.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Cerca de 20 mil candidatos iniciam o Pism neste domingo