Festival Primeiro Plano promove “Edição Histórica” on-line

Para participar dos painéis, o interessado deve acessar o site do site do Primeiro Plano

da Redação - 22/06/2021

O Festival Primeiro Plano promove “Edição Histórica” a partir desta terça-feira, 22 até o domingo, 27 de junho, totalmente on-line.

Com a iniciativa do grupo Cinéfilos Luzes da Cidade, irá ocorrer a exibição de mais de 50 filmes, entre curtas e longas, que fizeram parte das 19 edições do evento, conhecido por ser o maior incentivador para novos cineastas na região.

A semana temática, voltada aos amantes da sétima arte, terá uma vasta programação de painéis com nomes importantes no cinema brasileiro. Marília Lima, uma das diretoras do Festival, conta como a ideia dessa edição surgiu. “A gente sempre busca essas datas comemorativas como forma de celebrar a continuidade do Primeiro Plano e como forma de pensar o nosso formato e a nossa memória”.

Na Edição Histórica, portanto, haverá vários diferenciais em relação às edições normais, contando, inclusive, com um catálogo que exibirá toda a memória do festival.

A diretora também fala que essa edição é muito importante porque “é uma vitória conseguir fazer vinte edições ininterruptamente, e também uma forma de olhar para o que a gente fez, fazendo uma avaliação, um balanço”.

Durante a pandemia, o festival enfrentou dificuldades em pensar sua logística, principalmente pela impossibilidade de encontrar com colaboradores e patrocinadores, mas ela também fala que, como já foi realizada uma edição assim ano passado, a experiência já ajudou bastante para este ano.

Sobre fazer um festival on-line devido à pandemia, Marília enxerga na situação vantagens e desvantagens. Para ela, a vantagem está justamente na democratização do acesso, já que essa modalidade permite que um público mais amplo e vindo de diferentes regiões do país possa participar sem ter custos extras em função de deslocamentos. A desvantagem, no entanto, está justamente “no encontro que a gente não vai ter”, no sentido das especificidades das relações presenciais.

A equipe do Primeiro Plano acredita muito que o Festival, na cidade, é uma grande experiência e reúne diversas pessoas interessadas por cinema, que através do Festival acabam conhecendo Juiz de Fora também. Sobre isso, a diretora do Festival fala também sobre o fato de que o Festival é o único grande evento de cinema em Juiz de Fora, e que, portanto, “é uma forma de fazer com que a cidade entre nesse circuito do audiovisual, tanto no Brasil quanto no exterior”.

Para participar dos painéis, o interessado deve acessar o site do site do Primeiro Plano e preencher um cadastro. A lista dos filmes que serão exibidos on-line, ao longo da semana do Primeiro Plano – Edição Histórica – poderá ser conferida no no site.

Os curtas e longas serão exibidos pela plataforma nacional de streaming InnSaei.TV, lançado em agosto do ano passado e já com um vasto conteúdo audiovisual. Como canais temáticos, ao vivo, séries, shows e festivais de cinema. O InnSaei.TV está disponível para todas as telas e também é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. O evento é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, gerenciados pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.