Adelino dos Santos ? destaque nas cavalgadas Com 89 anos, Adelino participa de cavalgadas e j? ganhou nove trof?us

Marinella Souza
*Colabora??o
24/11/2008

O corpo franzino, os cabelos brancos e a pele marcada por quase nove d?cadas de hist?rias escondem a garra e a vitalidade de Adelino dos Santos. Aos 89 anos ele participa de cavalgadas, est? l?cido e com pique para mais de 20 quil?metros no lombo de um cavalo.

Isso mesmo. Esse foi o percurso de Adelino em sua ?ltima cavalgada da qual ele saiu dizendo que era pouco. Filho de tropeiros, o cavaleiro est? acostumado ao clima eq?estre e ama o seu of?cio.

Nascido em Piau, em fevereiro de 1919, Adelino sempre demonstrou paix?o pelos animais e interesse por trabalhar com eles. Crian?a, apanhava por matar aula para ajudar o pai e aos poucos foi assumindo o legado paterno.

Foto de 
Adelino e sua tropa, nos tempos de tropeiro E como tropeiro casou-se e educou quatro filhos. Nenhum deles se interessou pelas cavalgadas, mas o legado n?o vai ser ser deixado para tr?s. Tr?s gera?es depois ? poss?vel observar a marca do tropeiros no bisneto de Adelino.

Aos quatro anos de idade, para orgulho do bisav?, o garoto o acompanhou nas comemora?es da Festa da Banana e ganhou seu primeiro trof?u.

Adelino e sua tropa prestaram servi?os para quase todos os fazendeiros da regi?o, carregando e puxando caf?, milho, bambu e tudo mais que aparecia. Essa disponibilidade e a larga experi?ncia de d?cadas e d?cadas no lombo do cavalo o fizeram o homem mais conhecedor dessas paragens.

Foto de 
Adelino com o ?ltimo trof?u que recebeu Quando aposentou do of?cio de tropeiro, n?o quis abandonar os cavalos e se aventurou nas tradicionais cavalgadas da regi?o. J? participou de mais de dez cavalgadas. "N?o me recordo muito bem, mas acho que s?o umas 15", arrisca.

Conhecido e muito querido no meio rural e eq?estre, Adelino se orgulha dos nove trof?us que j? recebeu. O ?ltimo deles foi um reconhecimento por sua relev?ncia nesse cen?rio. Com uma postura invej?vel e um sorriso singelo ele revela que os cavalos s?o mesmo parte da sua vida.

"Minha vida toda sempre foi com animal. Quando era mais jovem, domava cavalo bravo", orgulha-se. Adelino ? o cavaleiro mais idoso da regi?o e sua terra natal retribui o carinho e o respeito do seu cidad?o mais ilustre. A festa mais tradicional da cidade n?o come?a enquanto ele n?o chega.

Foto de 
Adelino tocando um berrante Sobre as cavalgadas, o cavaleiro comenta. "O que eu mais gosto s?o os companheiros, os amigos e a oportunidade de voltar aos locais por onde passei quando trabalhava como tropeiro", diz.

Entre tantas viagens em cima de sua ?gua Surpresa, que h? 14 anos lhe acompanha, o antigo tropeiro n?o consegue escolher uma. "Todas elas me deixam emocionado e me marcam de alguma forma", declara.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF