Cinearte Palace prev? melhorias e retomada de projetos

Por

Quarta-feira, 30 de setembro de 2009, atualizada às 17h27

Cinearte Palace prevê melhorias e retomada de projetos

Aline Furtado
Repórter

Após ser divulgado que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assumirá a dívida, evitando o fechamento do Cinearte Palace, o proprietário do espaço, Adhemar de Oliveira, anuncia, para o mês de novembro, a troca das 400 poltronas do cinema. Segundo ele, a verba vem de dois prêmios recebidos da Agência Nacional de Cinema (Ancine). "O Palace recebeu o Prêmio Adicional de Renda, que deve ser obrigatoriamente destinado a melhorias. Em outras edições, conseguimos efetuar a troca de equipamentos de projeção e de som, agora, serão os assentos."

O proprietário destacou, ainda, a retomada de projetos de exibição gratuita, como o Clube do Professor, que destina sessões nas tardes de sábado a educadores, e o Escola Vai ao Cinema, que abrange a exibição de filmes infantis. A primeira etapa do Escola Vai ao Cinema será realizada entre os dias 2 e 15 de outubro, com a exibição de seis filmes infantis a serem definidos. Os projetos serão realizados em parceria com as secretarias de Assistência Social (SAS) e de Educação (SE). Deverão ser distribuídos cerca de seis mil ingressos por mês.

Além disso, uma vez por semana, o valor cobrado pelo ingresso de filmes comerciais será simbólico, visando dar oportunidade de acesso às pessoas não atendidas pelos projetos beneficiados a partir da parceria. Segundo Adhemar, a intenção é movimentar o espaço, permitindo o acesso de cada vez mais pessoas ao local.

Acordo

Após um ano de negociação, foi firmada, no início desta semana, uma parceria entre o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj), o Cinearte Palace e a PJF, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O objetivo era evitar o fechamento do espaço. Com isso, a dívida existente entre o cinema e o banco será quitada pela PJF e o valor será revertido aos projetos sociais.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes