Elizabeth Soares Elizabeth Soares 11/02/2008

A forma como utilizamos o tempo indica nossa
habilidade de gerenciamento pessoal

Arte: Laura Martins Ferreira - ilustra??o com v?rios rel?gios
Acessibilidade:
Ou?a a mat?ria

Tenho lidado com diversos profissionais pouco satisfeitos com a pr?pria performance no que diz respeito ? utiliza??o do pr?prio tempo. S?o pessoas que olham para si mesmas e n?o se convencem de que est?o sendo suficientemente dedicadas e disciplinadas em rela??o ?s suas pr?prias metas. O resultado disto ? uma recorrente insatisfa??o pessoal devido ? sensa??o de estar produzido aqu?m, isto ?, por concentrar esfor?os apenas nos "?ltimos minutos do segundo tempo".

Cada um de n?s disp?e de um tempo e de uma vida que n?o duram para sempre. Aprender a manter o foco, ao inv?s de dispersar a aten??o, far? grande diferen?a na nossa imagem profissional e na velocidade com que atingimos nossas metas. Para as pessoas que desejam melhorar sua efic?cia na forma como andam utilizando as horas de seus dias, minha sugest?o ? que procurem refletir sobre as quest?es abaixo, lembrando que todo comportamento pode ser desenvolvido caso seja uma escolha pessoal e exercitado de maneira constante:

Mantenha o foco

Existem diversas ferramentas que contribuem para se construir uma estrat?gia eficaz de administra??o do tempo. Organizar sua vida em uma base semanal pode ajudar a manter o foco nos projetos de vida e de carreira.

O autogoverno eficaz ? resultado da habilidade de gerenciar o pr?prio tempo e, para isto, ser? necess?rio, antes de tudo, tomar decis?es e fazer escolhas de acordo com a pr?pria vontade ao inv?s de se deixar levar pelos est?mulos externos. Parece ?bvio, entretanto, vale refor?ar que uma pessoa eficaz coloca a tarefa mais importante em primeiro lugar, ao inv?s, da mais urgente ou mesmo da mais agrad?vel.

Seja l?der de si mesmo

A pessoa que desenvolve a habilidade de se manter focada e motivada torna-se o que podemos chamar de "l?der de si mesma!". O primeiro passo da lideran?a est? na habilidade para resolver problemas racionalmente, fixando prioridades e controlando fatores que geram ansiedade. Desenvolver atitudes com foco em objetivos ? o caminho para se adquirir uma das mais cobi?adas compet?ncias que o mercado de trabalho deseja.

De acordo com um estudo realizado pela consultoria DBM especializada em recoloca??o de executivos, a capacidade de lideran?a est? entre as tr?s caracter?sticas determinantes para a contrata??o de um novo profissional, ou seja, a pessoa que demonstrar lideran?a, juntamente com a capacidade de comunica??o e adapta??o, ganha pontos extras em um processo seletivo.

Visualize os resultados

Para n?o repetir o padr?o de reagir a quest?es urgentes, in?teis ou simplesmente agrad?veis e f?ceis, pense em que atitudes de sua parte ir?o contribuir com os resultados que voc? deseja. De acordo com uma pesquisa realizada pelo dr. Charles Garfield, ph.D. em psicologia, uma das caracter?sticas encontradas em pessoas com performances admir?veis s?o visualizadores.

Isto significa dizer que as a?es das pessoas bem sucedidas s?o coerentes com os objetivos que elas visualizam em um contexto maior. ? como se ao agir, a pessoa tivesse como par?metro tudo o que j? viu, sentiu e experimentou em sua mente.

Quebre o mito da falta de disciplina

A maioria das pessoas acredita que s?o pregui?osas e indisciplinadas em rela??o ?s suas metas. Entretanto, para o especialista em lideran?a, Stephen Covey, as pessoas precisam entrar em contato com sua miss?o pessoal, seus princ?pios e o valor de cada papel que desempenham para, a partir da?, possu?rem a base necess?ria para sustentar o esfor?o e a persist?ncia.

As id?ias aqui apresentadas podem parecer ambiciosas para pessoas presas em um ciclo repetitivo de atividades urgentes e de pouco resultado. Entretanto, batalhar para desenvolver atitudes e comportamentos mais eficazes pode provocar um forte impacto em sua vida profissional. A forma como voc? utiliza o tempo reflete a forma como voc? tem conduzido a sua vida.

Crie, com freq??ncia, momentos de isolamento para refletir, avaliar e ajustar suas atitudes. Entre viver de forma estrat?gica ou desfocada, existe uma escolha, portanto, decida de forma consciente qual ? o seu posicionamento e d? um salto em sua carreira.


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com