Mostra marca a estr?ia de dois jovens no mundo das artes M?nica Veiga e T?lisson Melo promovem uma exposi??o com 16 obras de artes que prop?em reflex?es de auto-conhecimento

Daniele Gruppi
Rep?rter
21/07/2008

Dois jovens T?lisson Melo, 17 anos, e M?nica Veiga, 22, estr?iam no mundo das artes pl?sticas com a exposi??o em cartaz ?! boi da cara preta..., que prop?e a discuss?o sobre o tema: indiv?duo e massa.

Os artistas se conheceram quando faziam curso de teatro, descobriam afinidades e tiveram a id?ia de organizar uma mostra. "No in?cio a inten??o de fazer a exposi??o esfriou, mas depois vimos que pod?amos trazer ? tona a abordagem sobre como a m?dia, a massa e o modismo foram transformando os indiv?duos a ponto deles nem se conhecerem", afirma Melo.

Melo conta que o objetivo ? propor uma reflex?o sobre quem as pessoas s?o. "As obras trazem o seguinte questionamento: 'Quem ? voc??' e 'Quem ? voc? no seu coletivo'". Os artistas criticam o modismo, a aliena??o e as imposi?es que massificam os indiv?duos.

S?o 16 obras, entre elas dois m?biles e dois objetos de artes. H? tamb?m pinturas, desenhos e colagens. Os materiais utilizados s?o os tradicionais do fazer art?stico e incluem os objetos do cotidiano, como l?, espelho, caixa de f?sforo, dentre outros.

Melo conta que ele e M?nica levaram um ano para desenvolver as obras. "Todas t?m um signo e a interpreta??o varia". Ele se diz satisfeito com a repercuss?o da ?! boi da cara preta.... "Os espectadores t?m percebido nossas inten?es e as releituras ?s vezes nos surpreendem".

Foto de uma obra Foto de uma obra

O artista afirma que em uma obra ele antecipou o fen?meno da m?dia atual: a mulher melancia. "Fiz uma releitura do Abaporu da Tarsila do Amaral. Trouxe o caboclo para o contexto da sociedade que privilegia o progresso e a est?tica, substituindo o fundo regionalista por um urbanista. Coloquei tamb?m uma melancia na bunda dele", conta.

Al?m de Tarsila, Melo procurou inspira??o em Bertold Brechet e nas autoras Cec?lia Meirelles e Clarice Lispector. J? M?nica, no artista pl?stico Ren? Magritte, o cineasta Akira Kurosawa e o autor Carlos Drummond de Andrade.

Foto de uma obra Foto de uma obra

H? tamb?m o resgate da cultura mineira, como os folguedos da mata. "No contexto regional, procuramos mesclar tecnologia e cultura". O artista diz tamb?m que prima pela liberdade de cria??o. "Tento n?o deixar que os meus valores interfiram na forma de passar a mensagem".

Uma obra que Melo destaca na exposi??o foi intitulada "Curatra??o" (cura, tra??o e atra??o). "? um retalho de pensamentos, sentimentos e id?ias. Demorei dois meses para terminar. N?o conseguia pegar em outro trabalho. Normalmente, n?o tenho compromisso com a obra para que ela n?o me aprisione".

Para ele, obra de arte ? a concretiza??o de uma id?ia de forma que quem a observa pode ter a sua interpreta??o e pode tamb?m absorver algo construtivo que a fa?a se aproximar dela mesma. "A arte ? um meio para o auto-conhecimento", declara.

A exposi??o fica em cartaz at? o dia 19 de setembro, na Livraria Quarup (Rua Padre Caf?, 484 - S?o Mateus), das 09h ?s 13h e das 17h ?s 20h (de segunda a sexta).