Projeto social leva crianças ao cinema em JF

Por

Quinta-feira, 8 de julho de 2010, atualizada às 17h43

Projeto social leva crianças ao cinema em JF

Carolina Gomes
Repórter

Nesta quinta-feira, 8 de julho, cerca de 300 crianças e adolescentes, com idades entre seis e 14 anos, de escolas públicas de vários bairros de Juiz de Fora foram ao cinema assistir ao filme Up- Altas Aventuras. São jovens dos bairros Santo Antônio, Lourdes, Vila Ideal, São Pedro, Carlos Chagas e Vila Esperança II (ver mapas).

A programação de férias faz parte do projeto social Gente em Primeiro Lugar, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). De acordo com uma das coordenadoras da ação, Amanda Martins, nas próximas semanas outros grupos serão levados ao cinema, totalizando aproximadamente mil crianças e adolescentes beneficiados.

Amanda explica que os atendidas pelo projeto são moradores de 32 bairros considerados de risco em Juiz de Fora. "Durante as férias há uma evasão muito grande, já que eles não são obrigados a frequentar as aulas. Para trazê-los de volta às atividades decidimos fazer uma programação diferente."

Maria Eduarda Xavier, moradora do bairro Dom Pedro, faz aulas de dança e de música no projeto e elogia a iniciativa. "É bem legal poder vir ao cinema, é diferente", afirma. A também moradora do Dom Pedro, Carla da Silva, ressalta que no período de férias o tempo vago é maior, por isso a iniciativa é importante. "Se estivesse em casa, estaria sem nada para fazer. Aqui eu estou me divertindo."

Na próxima semana, será a vez de outras 600 crianças dos bairros Jardim Natal, Marumbi, São Judas Tadeu, Olavo Costa, Vale Verde, Centenário, Jóquei Clube e Monte Castelo irem ao cinema. As sessões, também do filme Up – Altas Aventuras, estão marcadas para terça, 13, às 14h30, quarta, 14, às 9h30, e quinta, 15, às 14h30.

O projeto

O Gente em Primeiro Lugar, que existe desde 2009, oferece oficinas de artes cênicas (teatro, dança e contação de histórias), música (musicalização, percussão, violão e canto coral), artes visuais (pintura, desenho, grafite e quadrinhos), capoeira e artesanato (tapeçaria, trabalhos manuais, reciclagem e pintura em materiais diversos). Ao todo, são beneficiadas cerca de 3 mil crianças de 32 bairros da cidade. Segundo Amanda, o objetivo principal é oferecer oportunidade de acesso à arte e à cultura a estes jovens.