f

Por

Quarta-feira, 9 de julho de 2014, atualizada às XXhXX

Titulo da nota

Jorge Júnior
Editor

A sinfonia de número um de Bethooven foi executada nesta quarta, dia 9, no ensaio feito pela Orquetra Barroca de Juiz de Fora e ecoou nos quatro cantos do Teatro Pró Música. Pela primeira vez a orquestra traz para o 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Músia Antiga a transição do estilo clássico para o romântico através das notas musicais.

Para o regente Luís Otávio Santos, "montar um projeto dessa envergadura é sempre um desafio, muitos músicos que aqui estão tem carreira internacional. Nosso desafio está no repertório, tivemos que descobrir outra sonoridade. O caráter excepcional desse ano, está na singularidade de a orquestra, ser a única desse gênero no Brasil. Atualmente serve como referência para músicos de outros países".

O repertório conta ainda com a canções de Mozart, a obra escolhida foi a Sinfonia número 40 tocada em Sol menor, e faz parte do repertório clássico , que é também outro registro inédito no Brasil. O acervo abre com a obra nacional "Zaíra" composta no Brasil por Bernardo Souza Queiroz, e que a partitura original ainda sobrevive. "Essa ópera composta no Brasil por um português.O público juiz-forano terá essa oportunidade única, que não acontece nem mesmo nos grandes centros como Rio e São Paulo" relata o oboísta da orquestra Gilberto Caséiro.

Com todas essas novidades, a orquestra estreia com músicas no século XIX. "Com as pesquisas descobrimos que a música de Bethooven era tocada de maneira diferente. É um desafio novo até mesmo para nós que estamos tocando pela primeira vez com instrumentos de época".

O violinista Pedro Couri fala da experiência de gravar o Cd com o repertório que marca a transiçao do movimento clássico para o romântico. "Vamos gravar o CD que representa a vanguarda para o festival e oferecer ao público da cidade e as outras geracões, o conhecimnto e o legado da música acidental europeia". Pedro ainda ressalta que participar do Festival "traz progresso, tanto para àqueles que assitem quanto para os que participam. Tudo em prol da cultura e da arte."

Todo esse repertório ficará registrado na gravação do 15CD da Orquestra Barroca dos dias 11 a 13 de julho, antes do início do Festival. O lançamento de CD está marcado para dezembro deste ano. O 25 Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga será dia 14 de julho às 20h30 no Cine Teatro Central.