• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos
    matéria em audio

    Creche Arco-Íris Cuidado, atenção e crença em um futuro melhor para
    cada criança fazem parte do cotidiano da instituição

    Fernanda Leonel
    Repórter
    10/05/2006

    Se você quiser contribuir com a Creche Arco-Íris, transforme-se em um associado da instituição. A associação busca o dinheiro na sua casa. Para preencher e imprimir o formulário, clique no ícone ao lado!

    Leia!

    foto da
fachada da creche arco iris

    Tudo começou com a ousadia de um grupo de jovens que acreditou em um futuro diferente para as crianças do seu bairro. Eles acreditavam que com a construção de uma creche, muitos pais poderiam procurar empregos por saber que alguém zelaria por seus filhos.

    O projeto era sonho, era idéia, era crença. Mas acabou saindo logo do papel graças ao empenho dos moradores do bairro Santa Luzia. Hoje, 24 anos depois, a Creche Arco-Íris comemora os resultados obtidos e se prepara para aumentar atendimentos.

    Como destaca Pedro Vargas, responsável pela instituição, a maioria das mães carentes do bairro, ora passavam dificuldades financeiras por não terem quem cuidasse dos seus filhos e dessa forma não poderem sair de casa para trabalhar e aumentar a renda, ora deixavam os pequenos em casa sozinhos.

    foto das
crianças na creche "Era uma grande contradição. Mulheres mães cuidando dos filhos dos outros e deixando os seus sozinhos. Complicado, mas é certo que elas precisavam desse dinheiro extra", completa o presidente, explicando que a situação hoje no bairro é outra e que todos da comunidade têm muito orgulho disso.

    Parece mesmo que a comunidade, mais que orgulhosa, está engajada no crescimento da instituição. Desde o surgimento da creche em 1982, vários foram os momentos de envolvimento dos moradores do bairro.

    No começo, quando as crianças ainda eram atendidas na igreja do Santa Luzia, porque a creche não tinha sede, os próprios moradores eram os voluntários que cozinhavam e cuidavam dos pequenos. Depois com o crescimento do número de atendidos e do aumento da diversidade de atividades desenvolvidas com as crianças, a comunidade continuou ajudando na manutenção da cheche: atualmente, mais da metade do dinheiro arrecadado para manter a sede aberta vem dos moradores do Santa Luzia.

    Cultivando a infância

    Mais de 60 crianças, com idade entre um e quatro anos, são atendidas pela Creche Arco-Íris. Por lá, chegam às 7h ficam até às 17h. O que elas fazem nesse intevalo? A definição veio do próprio presidente da instituição: cultivam a infância, se divertem e curtem a idade mais bonita da vida.

    Para produzir então essa grande quantidade de energia que uma criança que curte a fase precisa, são oferecidos ao longo do dia quatro refeições, monitoradas por uma nutricionista voluntária. O peso e o desenvolvimento das crianças também são acompanhados periodicamente.

    foto de
crianças dormindo foto de
crianças dormindo foto de
crianças dormindo

    Na parte da manhã elas participam de atividades pedagógicas, já que, apesar de ainda não estarem em idade escolar, podem trabalhar a coordenação motora e o raciocínio lógico.

    Cabeça trabalhando, fome à vista! Às 11h, a aula chega ao fim e elas correm para o almoço. Mesinha organizada, fila, mão lavada... Desenvolvimento do espírito de equipe e organização. Detalhes importantes da educação, que fazem toda a diferença nessa idade de formação de personalidade.

    Ajudas são sempre bem-vindas
    foto

    A entidade é praticamente toda mantida através das doações da comunidade, principalmente dos moradores do bairro Santa Luzia. Eles também recebem uma ajuda de custo mensal da Prefeitura, mas como explica o presidente Pedro Vargas, a contribuição pública ainda é pequena perto das necessidades.

    Para sanar as dificuldades a creche acaba de lançar uma Campanha de Sócios-Contribuintes, que pretende tentar "filiar" o máximo de sócios compromissados em ajudar com doações mensais em dinheiro. De acordo com a associação, os valores ficam à escolha de quem quer contribuir, podendo ser contabilizados a partir de um real.

    Os associados vão poder realizar depósitos na conta corrente na instituição, ou se preferirem, podem receber a visita do representante da instituição em casa na hora e dia que for combinado.

    As ajudas aleatórias, para quem não quer ter nenhum tipo de compromisso mensal também são muito bem-vindas. Para quem ainda não quer contribuir com dinheiro, o presidente da creche alerta que as maiores necessidades da instituição estão na compra de materiais de limpeza. Produtos desse tipo então, assim, como ajuda voluntária, estão entre as segundas opções de necessidades.

    Para quem quer ajudar o endereço da Creche Arco-Íris é Rua Francisco Henriques, 101, no bairro Santa Luzia. Para contatos o telefone é o (32)3234 - 3072.

    Já pra quem prefere depositar dinheiro na conta corrente, a conta é 7182x, agência 0024-8, no Banco do Brasil. você também pode se tornar um sócio contribuinte. Para imprimir o formulário, clique aqui.


    Dê sua opinião sobre esta matéria.
    Envie um e-mail para redacao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.