mat?ria em audio

Aque?a seu cora??o Com as temperaturas cada dia mais baixas, as institui?es filantr?picas da cidade torcem pelo crescimento de doa?es

Fernanda Leonel
Rep?rter
18/05/2006

Juiz de Fora possui, aproximadamente, 80 institui?es filantr?picas, que juntas somam quase cinco mil atendidos. E esse n?mero, diz respeito apenas aos freq?entadores desses espa?os. Segundo alguns diretores das ONG?s de Juiz de Fora, h? cerca de mais de quatro pessoas em dificuldade para cada assitido direto.

Apesar do inverno s? come?ar oficialmente no dia 21 de junho, as temperatuas da cidade j? est?o baixas. Os 17 graus m?dios indicados pelos term?metros fazem com que quase a grande maioria da massa que circula pela cidade esteja agasalhada.

A ACESSA.com procurou oito institui?es filantr?picas da cidade para saber das necessidades de cada uma nessa ?poca do ano, assim como para entender de que forma elas se preparam para ajudar quem precisa.

O resultado, indicado pelos diretores dessas intitui?es, aponta que o juizforano fica mais solid?rio nessa ?poca do ano, mas que a demanda ainda n?o ? suficiente. Para todos os entrevistados, ainda ? preciso colaborar mais, j? que aquecer quem precisa ? t?o importante como dar a eles o que comer.

Patr?cia Pedroso, por exemplo, respons?vel pelo Centro Educacional Fam?lia Feliz, diz que conhece de perto a hist?ria de uma fam?lia que s? tem um cobertor. Ela conta que, pais e filhos dormem no ch?o, em uma esteira e que se cobrem juntos. "Temos que lembrar as pessoas que h? gente nessa condi??o, para tocar o cora??o delas", frisa Patr?cia.

Fazer uma "faxina" no arm?rio pode valer a pena e a dica ? que isso seja feito antes que o inverno comece pra valer. Os diretores das institui?es reclamaram que muitas doa?es chegam no final da esta??o, quando muita gente j? passou necessidade.

Uma das diretoras da institui??o, que preferiu n?o se identificar para tecer esse coment?rio, acredita que isso deve acontecer porque as pessoas ainda n?o possuem a no??o de solidariedade e doa??o ainda bem formada. Ela acha que ? s? com a substitui??o de roupas de inverno usadas por novas, depois que o frio come?ou, que as pessoas lembram de doar.

Algumas institui?es possuem carros ou pessoas dispon?veis para buscar as doa?es oferecidas, mas mesmo as que n?o t?m esse aparato, frisaram que sabendo da possibilidade, fazem quest?o de "irem atr?s". As maiores necessidades s?o roupas de inverno, agasalhos, cobertores, mantas e sapatos fechados.

Ajudar faz bem

As possibilidades de locais para doa??o s?o muitas. Cada uma das institui?es na cidade, possui um perfil de atendimento que se encaixa melhor ?s suas doa?es.

Para saber da hist?ria, dos atendimentos, das necessidades e o local para doa??o de cada uma das institui?es j? divulgadas pela ACESSA.com, clique no nome das institui?es abaixo:


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com