M?dulos I e II do Pism registram mais de duas mil ausências nos trás dias de prova

Por

Terça-feira, 14 de dezembro de 2010, atualizada às 18h45

Módulos I e II do Pism registram mais de duas mil ausências nos três dias de prova

Aline Furtado
Repórter

Os módulos I e II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com provas aplicadas do último domingo, 12 de dezembro, até esta terça-feira, dia 14, registram 2.102 ausências nos três dias de exames.

O módulo I teve 1.707 faltosos, o que representa 18,75%, já o módulo II teve 395 ausências, o que representa 8,22%. Nesta terça-feira, quando os estudantes realizaram provas discursivas de Literatura, Física, Biologia e História, foram registradas 1.704 ausências no Pism I e 374 no Pism II.

De acordo com a avaliação do diretor da Comissão Permanente de Seleção, José Maria Pereira Guerra, mesmo diante dos problemas verificados no primeiro dia de provas, como o apagão e os transtornos ocasionados pelo trânsito, o balanço é positivo. "O Pism é o melhor meio de acesso à UFJF. Nossa intenção é que os candidatos continuem acreditando no processo seriado." 

Nesta terça-feira, foi registrado mais um caso, a exemplo do que ocorreu na última segunda-feira, de um celular tocando durante a realização das provas. Os casos estão sendo analisados pelo departamento jurídico da instituição. Além disso, foram feitos quinze atendimentos médicos, nenhum com gravidade.

Erros nas provas

Segundo a Copese, no Pism I, um problema de digitação em uma das alternativas da prova de Biologia foi informado aos candidatos antes da entrega do cartão de resposta. Além disso, a prova de Física foi grampeada fora da ordem no caderno, porém, os fiscais orientaram os candidatos no início do exame.

Recursos

Na última segunda-feira, foram protocolados 12 recursos, sendo 11 referentes às questões objetivas das provas aplicadas no último domingo, além de uma sobre os atos do processo. Já nesta terça, foram recebidos quatro pedidos, três do Pism I e um do Pism II. Os recursos são referentes às provas discursivas aplicadas na segunda-feira.

Os candidatos poderão entrar com recursos relativos às provas desta terça-feira, na Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, das 9h às 19h desta quarta-feira, 15. A partir do dia 16, a Pró-reitoria de Graduação começa a liberar o resultado dos pedidos.

Resultados

As notas do Pism I e II serão liberadas no dia 3 de maio de 2011. O total de pontos possíveis em cada um destes dois módulos é 120, sendo 40 para as questões objetivas e 80 para as discursivas. No entanto, a nota final do candidato na etapa é multiplicada pelo peso correspondente ao seu módulo. O peso das provas do módulo I (triênio 2010-2012) é 2; do módulo II (triênio 2009-2011) é 3.

Não é excluído quem zera qualquer conteúdo do Pism I e II. Só é eliminado o candidato que zerar o mesmo conteúdo nos três módulos ou que tiver faltado a algum dos dias de prova. No dia 4 de maio, das 9h às 16h, os interessados poderão protocolar recursos relativos às notas. O resultado final será divulgado no dia 12 de maio de 2011.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken