Terça-feira, 4 de junho de 2013, atualizada às 19h

O voejar dos sonhos, de Nequitz Miguel, entra em cartaz no CCBM


Da Redação
mostra

Borboletas, paisagens de grandes centros urbanos e cenas antigas estarão expostas na mostra da artista plástica Nequitz Miguel (Neuza de Carvalho Miguel), denominada O voejar dos sonhos, que terá 30 telas selecionadas para o projeto.

Trabalhando com a técnica acrílica sobre tela, Nequitz, que nasceu em Juiz de Fora e está radicada no Rio de Janeiro desde 1968, alia sensibilidade a traços firmes, passeando com desenvoltura pelo impressionismo. O curador da mostra, Ricardo Cavalcanti, observa que as borboletas são as protagonistas da série. "Elas têm diversos significados, em várias diferentes culturas, mas, na sua maioria, este significado está ligado à alma. Pelo poder de transformação, a borboleta também está ligada à mudança de pensamentos. A morte de um conceito e o nascimento de uma nova ideia", explica Nequitz.

A artista

A artista participou de inúmeras coletivas nacionais e internacionais, expondo no eixo Rio - São Paulo e em grandes centros, como Veneza, Roma, Paris, Lisboa e Porto, entre outros. Recebeu diversos prêmios por participação em Salões de Arte, totalizando 13 medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e oito de bronze. Um dos prêmios mais recentes foi conquistado este ano: primeiro lugar no 2º Salão de Artes Atrium Cultural, de São Paulo.

A obra de Nequitz está catalogada em várias publicações, entre as quais, Itália-Brasil Arte 2005/2007, Anuário Brasileiro de Artes Plásticas, da revista Consulte e 60 Anos de Arte e Cultura. Estudou História da Arte e Pintura com artistas de renome internacional, entre eles: Luiz Badia, Bernardii e Oziel Belizio, o que ampliou sua visão do panorama artístico e ajudou em sua definição técnica.

Serviço

A exposição será aberta nesta quinta-feira, 6, às 20h, na Galeria Heitor de Alencar do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), na avenida Getúlio Vargas 200 - Centro, onde fica em cartaz até 30 de junho. A visitação gratuita ocorre de terça a sexta-feira, das 9 às 21h.

ACESSA.com - O voejar dos sonhos, de Nequitz Miguel, entra em cartaz no CCBM