Quarta-feira, 09 de janeiro de 2008, atualizada ?s 10h15

Hemominas de Juiz de Fora tem cerca de 16 mil cadastrados para serem doadores de medula ?ssea


Renata Solano
*Colabora??o

Depois da campanha massiva realizada em 2005 para orientar as pessoas a respeito da doa??o de medula ?ssea, o Hemominas de Juiz de Fora j? conta com o cadastro espont?neo da popula??o.

Segundo a assessora do Hemocentro do munic?pio, Ana Elisa Alvim, cerca de 150 pessoas comparecem para realizar o exame e efetuar o cadastro como poss?vel doador de medula.

"Temos cerca de 16 mil cadastrados em Juiz de Fora. As pessoas t?m vindo espontaneamente faz?-lo, mas nas cidades pequenas ao redor, como Mercedes e Barbacena, por exemplo, a gente faz a capta??o no local, porque muita gente n?o tem como vim fazer o cadastro", comenta Ana Elisa.

Como doar

Para ser um poss?vel doador, ? preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de sa?de e n?o ter doen?a infecciosa ou incapacitante.

Em um primeiro momento, o doador deve preencher um formul?rio com os dados pessoais e retirar entre 5 ml e 10 ml de sangue para conferir a compatibilidade com algu?m que est? na fila de espera e, dessa forma, para que sejam determinadas as suas caracter?sticas gen?ticas.

Posteriormente, essas informa?es s?o enviadas para o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Volunt?rios de Medula ?ssea (Redome) e, sempre que um novo paciente precise de transplante, esse registro ? consultado.

Para efetivar a doa??o, ? preciso que o doador esteja em perfeitas condi?es de sa?de. O ato implica em uma interna??o por, no m?nimo, 24 horas. Ap?s realizar a doa??o, ? poss?vel que, nos primeiros tr?s dias, o doador sinta desconforto no local, mas normalmente, os doadores retornam ?s suas atividades habituais depois da primeira semana.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF