Quarta-feira, 05 de mar?o de 2008, atualizada ?s 12h

Alunos da UFJF v?o ser premiados por proposta selecionada sobre trote solid?rio



Renata Solano
*Colabora??o

Com o intuito de incentivar os alunos da institui??o, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o Projeto Trote Solid?rio que oferece um pr?mio para as tr?s melhores propostas dos estudantes ao receber os calouros.

Os interessados devem inscrever suas propostas entre ter?a-feira, dia 11 de mar?o e s?bado, dia 15, na Diretoria de Comunica??o da UFJF (campus da UFJF), para isso ? preciso que o proponente preencha uma ficha de inscri??o e anexe o projeto a ser executado.

Segundo o coordenador de comunica??o da UFJF, Kl?ber Ramos, trata-se de uma proposta da universidade em modificar a concep??o do trote convencional entre os alunos da institui??o. "O trote como ? feito tem gerado muita avers?o entre a comunidade de Juiz de Fora e entre os pais dos alunos, por isso, queremos incentivar uma forma diferente de trote que traga benef?cios para a sociedade".

Quem pode participar

Todas as entidades acad?micas podem participar do projeto, tanto os Centros Acad?micos, os Diret?rios Acad?micos, as empresas juniores, as atl?ticas, os fundos de formatura da UFJF, quanto os calouros ingressantes no 1? semestre de 2008. N?o existe limite de integrantes para os grupos que v?o competir, por?m, s? quatro representantes de cada grupo v?o ser indicados para a compor a comiss?o organizadora.

Para se inscrever, ? preciso que os alunos estejam regularmente matriculados em algum curso de gradua??o da institui??o e apresente uma proposta de trote solid?rio para recepcionar os pr?ximos calouros.

Ap?s a realiza??o da a??o, uma pr?-sele??o ser? feita e os projetos v?o ser encaminhados a uma banca julgadora - formada por representantes e parceiros do pr?mio - que vai avaliar, respeitando os seguintes crit?rios:

  • Planejamento
  • Sustentabilidade
  • Criatividade
  • Envolvimento interno
  • Impacto social
  • Parcerias estrat?gicas
  • Visibilidade

Segundo Kl?ber, a pr?tica convencional est? muito desgastada e ? proibida nas depend?ncias da universidade, mas ele afirma que ? dif?cil controlar o trote com tantos cursos e alunos. "O interesse ? fazer com que os alunos vejam que o trote da forma como ? feito n?o funciona mais, por isso incentivamos o voluntariado no Projeto Trote Solid?rio", afirma.

A cerim?nia de premia??o vai ser na reitoria da UFJF (Campus Universit?rio), na sexta-feira, 04 de abril. Os pr?mios ainda est?o sendo definidos, mas segundo a assessoria da UFJF, v?o ser equipamentos de ?udio e v?deo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF