Quinta-feira, 03 de abril de 2008, atualizada ?s 11h

Hemominas de Juiz de Fora faz campanha para aumentar o n?mero de cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula ?ssea


Renata Solano
*Colabora??o

Hemominas de Juiz de Fora come?a um ciclo de campanhas nesta quinta-feira, dia 03 de abril. Ao todo v?o ser realizadas quatro, com o intuito de conscientizar o doador de medula e de ampliar o n?mero de cadastros no Registro Nacional de Doadores de Medula ?ssea (Redome).

V?o ser montados estandes de atendimento ? comunidade para realizar o exame e conscientizar o doador, al?m de esclarecer as d?vidas sobre o cadastro e sobre o procedimento da doa??o em si.

Na quinta-feira, dia 03, a campanha acontece na Escola de Enfermagem Elisabeth Rombach (Rua Batista de Oliveira, 680), ?s 18h30. No local, o doador pode retirar cinco mililitros de sangue para fazer a histocompatibilidade gen?tica e, se comprovada compatibilidade com algum paciente na fila de espera, efetuar a doa??o posteriormente.

Na sexta-feira, dia 04, os funcion?rios do hemocentro se deslocam para o Instituto de Ci?ncia Biol?gicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora, entre 10h30 e 12h. Segundo a respons?vel pela capta??o de doadores do hemocentro Ana Eliza Alvim, cerca de 80 alunos v?o participar da a??o, mas na quarta-feira e na quinta-feira, dias 09 e 10, a equipe do Hemominas retorna ? universidade para realizar um trabalho com os calouros, estudantes e toda a comunidade.

No s?bado, dia 12 de abril, entre 8h e 16h30, a campanha vai ser realizada na cidade de Caxamb? e o intuito ? sensibilizar cerca de mil pessoas do munic?pio. Segundo a diretora do hemocentro de Juiz de Fora, Andrea Nicolato, as campanhas s?o muito importantes pois s?o uma ferramenta de sensibiliza??o da sociedade.

"N?s queremos contribuir para o aumento no n?mero de cadastrados no Redome, pois assim aumentam as chances dos pacientes que est?o na fila de espera. ? importante frisar que em n?o-parentes a chance ? de que haja compatibilidade de um a cada cem mil", comenta Andr?a.

Para efetivar a doa??o, ? preciso que o doador esteja em perfeitas condi?es de sa?de. O ato implica em uma interna??o por, no m?nimo, 24 horas. Ap?s realizar a doa??o, ? poss?vel que, nos primeiros tr?s dias, o doador sinta desconforto no local, mas normalmente, os doadores retornam ?s suas atividades habituais depois da primeira semana.

De acordo com o hemocentro, a doa??o ? realizada, em geral, na cidade mais pr?xima do paciente, pois debilitado, deve evitar viagens, mas os gastos s?o todos custeados pelo governo.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF