Ter?a-feira, 20 de maio de 2008, atualizada ?s 11h20

N?mero de comparecimentos no Hemominas cai cerca de 40%. Hemocentro de Juiz de Fora realiza quarta a??o na comunidade


Renata Solano
*Colabora??o

Por causa das baixas temperaturas, do aumento de pessoas recebendo vacinas contra a gripe e por causa da incid?ncia de resfriados e doen?as respirat?rias, o n?mero de doa?es no Hemocentro de Juiz de Fora e do Estado caiu cerca 40%. Por isso, a Funda??o est? convocando a popula??o saud?vel para realizar doa?es de sangue.

Al?m disso, a Funda??o Hemominas em Juiz de Fora realiza nesta ter?a-feira, 20, por meio do Projeto Hemominas na Comunidade, coleta de sangue no bairro Progresso entre 08h e 12h e entre 13h e 17h.

O projeto teve a primeira experi?ncia em dezembro de 2007, quando a funda??o foi no Dom Bosco. Segundo o hemocentro em Juiz de Fora, o objetivo do programa ? fazer com que a popula??o conhe?a um pouco mais sobre o ato de doar sangue.

Com este projeto, a Hemominas em Juiz de Fora acredita que as pessoas que t?m dificuldades em se deslocar dos bairros at? o centro possam doar sangue em espa?os mais pr?ximos ao local em que residem. "Pelos cadastros que temos aqui, verificamos que a maioria dos doadores moram no centro da cidade ou perto do Hemocentro, por isso acreditamos que o projeto vai aproximar comunidades distantes da realidade da doa??o", comenta a respons?vel do Setor de Capta??o de Doadores Ana Eliza Alvim.

O projeto

O projeto ? uma rede de a?es formada entre o hemocentro e as lideran?as dos bairros. Segundo Ana Eliza, cerca de um m?s antes do movimento final que culmina na doa??o, a comunidade recebe esclarecimentos sobre a facilidade de ser um doador. Al?m disso, os alunos de escolas aprendem sobra a import?ncia da doa??o e recebem a conscientiza??o de futuros doadores.

Esta ? a quarta a??o do Projeto que vem se aperfei?oando desde a primeira edi??o, em dezembro. Al?m do Dom Bosco, os bairros Benfica e Santo Ant?nio tamb?m fizeram parte do projeto.

Para o departamento de comunica??o do Hemocentro, todas as campanhas realizadas at? agora obtiveram um resultado positivo. "Cada bairro tem sua caracter?stica diferente, por isso em alguns lugares n?s fazemos a coleta em apenas um turno, mas em outros as atividades acontecem em dois, por isso os resultados n?o podem ser comparados entre si", comenta Ana Eliza.

Em Benfica, 127 pessoas fizeram a doa??o de sangue, no bairro Santo Ant?nio, 54 pessoas e, no Dom Bosco, foram 37 doadores. Para o hemocentro, o mais importante ? captar doadores para o Hemocentro. "N?o podemos ir sempre nos bairros fazer a coleta, mas se levarmos para os moradores da comunidade a consci?ncia da doa??o, a import?ncia dessa atitude para a vida de outras pessoas e mostrar que ? um ato r?pido e indolor, podemos fazer com que novas pessoas participem voluntariamente da doa??o no Hemocentro", afirma.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social na UFJF