Infa tem atendimento em v?rias ?reas a pre?o diferenciado Psicologia, fonoaudiologia, capacita??o para o mercado de trabalho e orienta??o jur?dica est?o entre os servi?os oferecidos pelo Instituto da Fam?lia


Fernanda Fernandes
Rep?rter
24/07/2008

Ligado ao Movimento Familiar Crist?o (MFC), o Instituto da Fam?lia (Infa) foi criado em Juiz de Fora h? seis anos. O modelo de trabalho j? existia no Infa/Rio, h? mais de 30 anos.

Em Juiz de Fora, o Infa tem como patrono o padre Jaime Snoek e proporciona atendimento nas ?reas de psicologia, psicopedagogia, neuropsicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicomotricidade, servi?o social e jur?dica.

A diretora geral do Infa/JF, Rita Rola Ragone Martins, explica que o grupo que deu origem ? entidade ? ligado ? igreja cat?lica, mas diz que se trata de um movimento ecum?nico, que j? conta com volunt?rios de outras religi?es.

Segundo Rita, a sede era um por?o, que foi totalmente reformado para abrigar as atividades do Infa. Os servi?os funcionam no andar t?rreo da Associa??o de Lar e Amparo Feminino (Alaf), que ? coordenada pelo MFC.

"Passamos o ano de 2002 angariando fundos e reformando o espa?o, que abriu as portas efetivamente em maio de 2003", recorda. Foto da biblioteca e videoteca do Infa

Remodelada, ?rea ganhou sete salas de atendimento e uma biblioteca e videoteca (foto), al?m das salas de espera, secretaria e diretoria.

Hoje, o Infa/JF conta com 20 psic?logos, tr?s fonoaudi?logos, um especialista em audiometria, quatro pedagogas, duas psicopedagogas, tr?s assistentes sociais, um psiquiatra e um advogado.

Valor simb?lico

Os atendimentos funcionam como em uma cooperativa. O tratamento n?o ? gratuito, mas tem taxa diferenciada, definida caso a caso, ap?s a avalia??o do assistente social. Isso porque o instituto n?o quer ter car?ter assistencialista, preferindo que seja pago um valor simb?lico, conforme o estudo s?cio-econ?mico.

"Nosso objetivo ? a promo??o humana, pagando pelo servi?o, a pessoa se sente mais valorizada", acredita Joaquina Maria Junqueira, uma das volunt?rias e membro da diretoria, frisando que o setor de terapia familiar do instituto j? se tornou refer?ncia na cidade.

Segundo Rita, nenhum pedido de inscri??o para atendimento ? recusado. "J? tivemos de analfabeto a n?vel superior completo, o que um pode pagar equilibra o que outro n?o pode", diz Rita, explicando que o dinheiro arrecadado ? dividido entre os profissionais e o custo de material.

A manuten??o ? feita tamb?m por meio de recursos arrecadados com promo?es, como bingos bailes e shows de pr?mios, e s?cios-contribuintes, que fazem doa?es mensais. Na sede do Infa, h? tamb?m posto de coleta de material recicl?vel, que ? vendido com o objetivo de comprar vale-transporte para os usu?rios que precisarem.

Foto de sala de antendimento Foto de consult?rio Foto de sala de antendimento

Diretoria, conselho diretor e at? secret?rios s?o todos volunt?rios e n?o recebem qualquer tipo de benef?cio financeiro.

O valor arrecadado ? flutuante e nem sempre ? suficiente para pagar as contas fixas, como luz e telefone. Mas as atividades extras ajudam a cobrir as despesas e promover melhorias. Recentemente, foi poss?vel comprar um audi?metro e um aparelho de Processamento Auditivo Central (foto da cabine).

Foto de sala de audiometria Os usu?rios dos servi?os t?m sido indicados por escolas e profissionais que conhecem o trabalho. At? hoje, nenhuma divulga??o foi feita, al?m do boca-a-boca. Mesmo assim, h? uma lista de espera de 400 pessoas.

De acordo com Rita, a maior parte dos usu?rios ? de crian?as, mas a entidade ainda est? implementando uma pesquisa para conhecer melhor o perfil de quem utiliza o servi?o. O Infa possui tamb?m um conv?nio com a Central de Apoio e Acompanhamento de Penas Alternativas (Ceapa) e j? recebeu 35 apenados desde 2004.

Atualmente, o Infa realiza uma m?dia de mil atendimentos por m?s. De 2003 a 2008, a soma chega a mais de 40 mil. Al?m das atividades cl?nicas e orienta?es, a institui??o promove cursos de capacita??o, como forma??o de bab?s e acompanhante de idosos.

Todas as atividades s?o desenvolvidas por profissionais capacitados e por volunt?rios do projeto. Quem tiver interesse em participar, basta entrar em contato com o Infa pelo telefone: (32) 3215-9989. As atividades s?o desenvolvidas ? Rua Bar?o de Santa Helena, 68.