Sexta-feira-feira, 08 de agosto de 2008, atualizada ?s 17h11

Tenda de Minas Solid?ria realiza feira para Dia dos Pais



* Da Reda??o

O projeto Tenda de Minas Solid?ria, organizado pela Incubadora Tecnol?gica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF) realiza uma feira para comemorar o Dia dos Pais, nos dias 08, 09 e 10 de agosto, no Mercado Municipal de Juiz de Fora.

O projeto ? um entreposto de comercializa??o da produ??o de oito grupos de Juiz de Fora e microrregi?o que desejam praticar a economia solid?ria, o cooperativismo e a autogest?o, levando sempre em conta o equil?brio ambiental e a seguran?a alimentar e nutricional. Dentre os grupos que participam do projeto est?o inclu?dos o M?os Que Geram Arte, Lixarte, Emp?rio Rural, M?os Mineiras, Associa??o Nossa Senhora Aparecida e Arte e Ecologia.

O coordenador Geral da Intecoop, Petr?nio Barros Ribeiro de Jesus, explica que a fun??o da Intecoop ? dar aux?lio inicial aos projetos, fazendo a assessoria no planejamento de custo de material, acompanhamento semanal das atividades para o refor?o das pr?ticas auto-gestoras e buscar espa?os para o escoamento da produ??o dos grupos participantes, sempre seguindo as metas estipuladas pelo Programa Nacional de Incubadores de Cooperativas Populares - Proninc.

Com sede no Espa?o Cultural Bernardo Mascarenhas, a Tenda de Minas Solid?ria representa um marco para a economia solid?ria da regi?o. Al?m de ser incubada pela Intecoop, a Tenda faz parte do projeto Fomento aos Empreendimentos Agroalimentares de Juiz de Fora e Regi?o, que visa a gerar renda para grupos exclu?dos do mercado formal.

A coordenadora do grupo M?os Que Geram Arte, ?ngela Maria Vilella, que trabalha com reciclagem, enfatiza a participa??o do artes?o no processo de cria??o das pe?as produzidas pelo grupo, que agrega pessoas com problemas financeiros e psicol?gicos.

O entreposto representa, para muitos dos pequenos grupos, a chance de contar com um espa?o direto e permanente para a venda de seus produtos. O local ? uma aspira??o antiga e leg?tima para as 56 fam?lias participantes que careciam de um local para comercializa??o de seus artefatos e de acesso a novas possibilidades de trabalho, renda e inclus?o social.

Funcionamento

A feira funciona das 08h ?s 18h nos dias 08 e 09 de agosto e no domingo, dia 10, das 09h ?s 12h. Para quem deseja dar um presente especial e em conta no dia dos pais, a Tenda de Minas Solid?ria ? uma boa op??o. L? voc? encontra queijos, bolos e doces, toalhas de mesa, cachec?is e v?rios artigos produzidos de forma artesanal.

* Informa?es veiculadas com base no release enviado pela UFJF