Ter?a-feira, 26 de agosto de 2008, atualizada ?s 11h20

Alunos da Faculdade de Engenharia de Produ??o organizam gincana solid?ria para promover intera??o dos calouros



Marinella Souza
*Colabora??o

Fugindo do modelo tradicional de recep??o de novos estudantes, a Faculdade de Engenharia de Produ??o da UFJF organizou uma Gincana Solid?ria, que incluiu arrecada??o de alimentos, roupas, brinquedos, material escolar, doa??o de sangue e uma confraterniza??o em cinco institui?es assistenciais da cidade.

A representante da Sociedade Estudantil de Engenharia de Produ??o (SEEPRO) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Priscila Saraiva D?de Freire, conta que os calouros foram divididos em quatro equipes e cada item arrecadado correspondia a uma pontua??o espec?fica. Cada equipe tinha que contabilizar mil pontos.

"Eles tinham que arrecadar tudo que pudesse ser reutilizado pela sociedade, a maioria dos itens valia dez pontos", explica. Priscila acrescenta que foram realizadas, em m?dia, 60 doa?es de sangue no Hemocentro Regional, al?m de 200 pe?as de roupa; 30 pares de sapatos; 20 caixas de leite; 20 quilos de alimentos e outras doa?es ainda n?o contabilizadas.

Para a estudante essa ? uma forma muito mais interessante de se comemorar a entrada na faculdade. "Com o trote solid?rio, n?o tem a parte do constrangimento e do desperd?cio. ? muito melhor estimular os calouros com uma atitude solid?ria. Eles interagem com os veteranos de uma forma que ajuda as outras pessoas".

As arrecada?es feitas pelos calouros v?o ser distribu?das entre o Abrigo Santa Helena, a Funda??o Jo?o de Freitas, a Aban e o Hospital S?o Camilo de L?lis.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF