V?timas das chuvas em SC: saiba como voc? pode ajudar Empresas e organiza?es se mobilizam para coletar doa?es. Prefeitura e Defesa Civil de Juiz de Fora n?o realizam, por enquanto, atividades de apoio

Viviane Camargos
Rep?rter
Jos? Carlos Gon?alves Bela
Fotos enviadas por e-mail
27/11/2008

Embora os ?rg?os p?blicos como a Prefeitura e a Defesa Civil de Juiz de Fora ainda n?o articulem a?es de ajuda aos moradores das cidades afetadas pelos temporais em Santa Catarina (fotos), os juizforanos j? podem exercer sua solidariedade e contribuir com as doa?es. Algumas redes banc?rias locais j? disponibilizam contas correntes para o recolhimento de ajuda dos interessados. A Associa??o Atl?tica Banco do Brasil de Juiz de Fora (AABB) est? recebendo doa?es de roupas, alimentos n?o perec?veis e cobertores.

O Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) - Rua Bernardo Mascarenhas 1283, bairro F?brica - tamb?m manifestou seu apoio na campanha Nacional de Solidariedade ?s v?timas de Santa Catarina. Os interessados em oferecer ?gua pot?vel, agasalhos, cobertores e alimentos n?o perec?veis podem procurar a Secretaria do Col?gio (Bloco A). As doa?es recolhidas ser?o encaminhadas para a Defesa Civil de Minas Gerais, que se responsabilizar? por entreg?-las ? Defesa Civil de Santa Catarina.

A empresa Camilo dos Santos tamb?m se engajou na causa e recebe donativos que ser?o encaminhados a Santa Catarina. Segundo o diretor, Eduardo dos Santos, est?o sendo recolhidos alimentos n?o perec?veis, ?gua pot?vel, colch?es, cobertores e produtos de higiene pessoal. Ele explica que o objetivo ? arrecadar o maior n?mero de doa?es poss?vel. "Uma carreta cheia transporta 25 toneladas. Se conseguirmos completar pelo menos uma, j? ficaremos contentes. Mas queremos arrecadar muito mais", afirma.

Imagem do alagamento em santa catarina Para facilitar as doa?es, a empresa disponibiliza diferentes postos de recolhimento espalhados pela cidade. Al?m da sede da empresa (localizada ? BR-040, km 800), os juizforanos podem entregar suas doa?es nos seguintes locais: Floricultura Jardins com Arte, (avenida Rio Branco, n? 1005), Creche Nice Braga dos Santos (rua David Miguel Curi, n?76, Bela Aurora), Academia Fibra (rua Moraes e Castro, n? 300, loja 315, Alto dos Passos, e no Centro Esportivo Zico (rua Jos? Louren?o Kelmer, 33, S?o Pedro).

O Governo do Estado de Minas Gerais enviou ajuda atrav?s da Pol?cia Militar, que disponibilizou dois helic?pteros para auxiliar no resgate das v?timas e, atrav?s da Copasa, com a doa??o de ?gua pot?vel. A empresa enviou tamb?m tr?s caminh?es da Copasa carregados com 105 mil copos de ?gua tratada que partiram de Belo Horizonte, na manh? desta quinta-feira, dia 27 de novembro. Foram disponibilizados outros 120 mil copinhos, que ser?o enviados nesta sexta-feira, 28 de novembro.

Imagem do alagamento em Santa Catarina Imagem ao alagamento em santa catarina Imagem ao alagamento em santa catarina
Relato de um internauta

As fotos que ilustraram essa mat?ria foram enviadas pelo internauta Jos? Carlos Gon?alves Bela, que mora em Santa Catarina e registrou as imagens dos alagamentos na cidade de Joinville. Em e-mail enviado ao Portal ACESSA.com ele relata:

"Entre ontem (quinta) e hoje (sexta), seis munic?pios de Santa Catarina decretaram estado de calamidade p?blica (Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Cambori?, Benedito Novo e Pomerode), em virtude das chuvas, alagamentos, deslizamentos de morros e da destrui??o das cidades. Pelo menos 30 pessoas est?o desaparecidas no Estado. Os mais de 54 mil desabrigados e desalojados est?o em abrigos p?blicos ou casas de amigos e parentes. A Defesa Civil do Estado j? registrou 92 mortes, at? o momento. Oito munic?pios est?o isolados e rodovias estaduais e federais tiveram que ser interditadas devido a deslizamentos. A situa??o ? realmente comovente. Por essa raz?o, estamos fazendo arrecada??o de alimentos, roupas, cal?ados, produtos de limpeza e outros bens, para distribuir ?s regi?es mais afetadas. Certamente cada um de n?s tem em nossas casas, pertences que n?o est?o sendo utilizados. Eles podem ser muito ?teis para aquelas pessoas que perderam tudo".

Imagem do alagamento em Santa Catarina Imagem ao alagamento em santa catarina
Imagem do alagamento em Santa Catarina Imagem ao alagamento em santa catarina
Contas Correntes

Para ajudar as v?timas das enchentes, v?rios bancos abriram contas no nome do Fundo Estadual da Defesa Civil, de Santa Catarina. Quem quiser ajudar, pode contribuir com dep?sitos de qualquer valor nas seguintes Banco do Brasil ? Ag?ncia 3582-3, Conta Corrente 80.000-7, ou Bradesco S/A - 237 Ag?ncia 0348-4, Conta Corrente 160.000-1. O nome da pessoa jur?dica ? Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ ? 04.426.883/0001-57. Toda a quantia arrecadada ser? utilizada para compra de alimentos para os desalojados.