Ter?a-feira, 23 de dezembro de 2008, atualizada ?s 13 h

Doa?es de sangue caem entre 30% e 40% no final do ano em JF


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Com as festas de fim de ano, as doa?es de sangue ao Hemominas caem entre 30% e 40% em Juiz de Fora, de acordo com informa?es do ?rg?o. A respons?vel pelo setor de capta??o, Eliana Gomes, acredita que a chuva dos ?ltimos dias tamb?m ? um fator que afasta os doadores.

No final do ano, o Hemominas n?o funciona nos dias 24 e 25 de dezembro, nem nos dias 31 de dezembro e 1? de janeiro de 2009. Nos outros dias, o funcionamento ? normal e vai das 7 h ?s 18 h, nos dias de semana, e das 8 h ?s 12 h aos s?bados.

Os cadastros para doa??o de medula ?ssea voltam a funcionar no dia 5 de janeiro de 2009. Na unidade juizforana do Hemoninas existem cerca de 20 mil pessoas cadastradas para serem doadores de medula. Em todo o estado foram 40 mil novos cadastros entre janeiro e novembro de 2008 no Registro Nacional de Doadores de Medula ?ssea (Redome).

O transplante de medula ?ssea ? a ?nica esperan?a de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doen?as do sangue. A compatibilidade para a doa??o de medula ? de 25% para pessoas da mesma fam?lia e de um para cem mil entre pessoas n?o aparentadas.

Como ser um doador de medula?

Para se cadastrar como candidato ? doa??o de medula ? preciso ter entre 18 e 55 anos, boa sa?de e n?o apresentar doen?as infecciosas ou hematol?gicas, apresentar documento oficial de identidade com foto e preencher os formul?rios para o cadastramento.

No momento do cadastro, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doa??o e, em seguida, ? colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml) que ser? submetida ao exame de classifica??o da medula, chamado HLA.

O resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogen?tica ser?o inclu?dos em um banco de dados, chamado Redome, que ? coordenado pelo Laborat?rio de Imunogen?tica do Instituto Nacional do C?ncer (Inca), do Minist?rio da Sa?de.

Informa?es: Hemominas