Ensino de música pode voltar a ser obrigatério nas escolas públicas

Por

Segunda-feira, 14 de abril de 2008, dia 05 de setembro, ?s 16h52

Ensino de m?sica ser? obrigat?rio nas escolas p?blicas. Presidente Lula j? sancionou o projeto



Marinella Souza*
*Colabora??o

As escolas p?blicas v?o precisar ministrar aulas de m?sica em sua grade obrigat?ria. O projeto ? uma iniciativa dos artistas e foi sancionado pelo presidente Lula. O objetivo ? enriquecer a vida da crian?a, incutindo nela o amor ? p?tria, refor?ando suas identidade e auto-estima.

Em Juiz de Fora, a iniciativa ? bem vista, mas ? preciso ter ressalvas. Segundo o professor de uma das escolas de m?sica da cidade, N?ri Rodrigues Contim, ? preciso ter muito cuidado com essa disciplina. "? claro que seria excelente que as escolas voltassem a ensinar m?sica, mas ? preciso que o Estado esteja devidamente preparado para isso para que o resultado seja positivo". Contim acredita que ? necess?rio um preparo pedag?gico e de conte?do para que o projeto funcione.

"Tem que ver se vai valer a pena investir tempo, dinheiro e energia nesse projeto. Para dar certo de verdade, tem que dar uma base s?lida, tem que ter respaldo s?rio sen?o vira recrea??o e o esfor?o ? em v?o". Ministrando aulas em outra escola, o professor L?o Simas ? mais otimista em rela??o ao projeto. "Eu sempre incentivei trabalhos como esse, porque a m?sica abre a mente para outras quest?es", diz.

Para L?o, tornar o ensino obrigat?rio s? vai acrescentar aspectos positivos para as crian?as. "J? existem estudos que apontam os benef?cios da m?sica no desempenho das disciplinas que exigem mais racioc?nio como a matem?tica", comenta. Al?m disso, o professor v? o conhecimento trazido pela teoria musical e o fato de ser um trabalho em equipe como pontos positivos do ensino. Segundo ele, o ideal para o ensino b?sico de m?sica ? que a escola tenha um piano e um viol?o. "Esses instrumentos t?m o poder de reunir as pessoas em volta e s?o muito importantes para o in?cio do aprendizado", justifica.

O projeto j? est? na Comiss?o de Educa??o da C?mara dos Deputados e altera a lei de diretrizes e bases da educa??o, relacionando o ensino de m?sica ? disciplina de artes.

Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF