mat?ria em audio

Inclus?o de pessoas com defici?ncia no trabalho Juiz de Fora possui banco de curr?culos para os interessados que desejam ingressar no mercado formal


Renato Costa
Colabora??o*
13/11/2006

As adapta?es nas empresas e capacita??o profissional s?o desafios a serem vencidos em conjunto pelo Minist?rio P?blico do Trabalho e institui?es ligadas ? promo??o da pessoa com defici?ncia. Todos os ?rg?os estiveram reunidos, no ?ltimo dia 6 de novembro, para discutir o tema.

Segundo Tha?s Altomar, chefe do Departamento de Promo??o da Pessoa Portadora de Defici?ncia (DEPD), em Juiz de Fora, O motivo de pessoas com defici?ncia n?o estarem no mercado de trabalho n?o ? a falta de vagas. "A falta de estrutura adequada no local de trabalho e a baixa escolaridade acabam dificultando o acesso ao emprego. As vagas existem, mas, por esses motivos, elas n?o s?o preenchidas", esclarece.

O DEPD possui um banco de curr?culos, onde est?o cadastrados dados dos interessados em ingressar no mercado formal. Tha?s explica que ? necess?rio todos se cadastrarem. "O cadastramento ? muito importante, pois estamos informatizando nosso banco de dados, com informa?es das pessoas e das empresas, sendo poss?vel o cruzamento de dados e a indica??o do profissional com o perfil ideal para a empresa", explica.

Tha?s tamb?m alerta os que j? est?o cadastrados: "Como o sistema ? novo, todos os cidad?os j? cadastrados devem fazer seu recadastramento, para podermos atualizar o banco da dados", ressalta. O cadastro vale n?o s? para quem tem escolaridade. Os que necessitarem de forma??o ser?o encaminhados a cursos de capacita??o ministrados pela Secretaria de Educa??o. "O importante ? n?o deixar de comparecer e fazer o cadastro", lembra Tha?s.

O Departamento de Promo??o da Pessoa Portadora de Defici?ncia fica ? Rua S?o Sebasti?o, 750, no centro.

Leia mais:

  • Superando Limites - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Defici?ncia discute a inser??o da classe no mercado de trabalho
  • *Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de jornalismo da UFJF