• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Contratação de intérprete de Libras Cinco vagas disponíveis para trabalhar em escolas de Juiz de Fora.
    Prazo para inscrição termina nesta sexta-feira


    01/03/2007

    Para quem já sabe Libras (Língua Brasileira de Sinais) vale a convocação da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora.

    Há cinco vagas disponíveis para profissionais que dominem a Língua e estejam interessados em uma vaga de trabalho nas escolas da cidade.

    Cinco vagas estão disponíveis para contratação imediata e pode ser que esse número se amplie ao longo do ano. Para concorrer ao emprego, não é preciso estar inscrito no cadastro de professores do estado.

    Para se candidatar, é preciso apresentar certificado de intérprete ou se submeter à avaliação aplicada pela superintendência. Os interessados devem comparecer, nesta sexta-feira, entre 9h e meio-dia ou entre 14h30 e 17h, na Rua Mariano Procópio, 782, sala 30.

    Libras em escolas

    Os números ilustram as justificativas de pesquisadores e pessoas com deficiência para a necessidade da educação inclusiva. O Departamento da Pessoa Portadora de Deficiência da Prefeitura de Juiz de Fora não soube precisar o número de surdos na cidade, mas com relação às deficiências variadas sabe-se que esse número chega a 14,5%.

    O país tem, de acordo com o Censo 2000, cerca de 5,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, o que corresponde a 3% da população. O número inclui as pessoas que nasceram surdas e as que perderam a audição ao longo da vida.

    Segundo o Ministério da Educação, existem 66.261 alunos surdos da Educação Infantil ao Ensino Médio (0,12%) do total. No ensino superior, 974 (0,02%). A diferença nos percentuais mostra a dificuldade para chegar a universidade.

    No passado, a tendência das escolas, tanto as regulares como as voltadas para os surdos, era "oralizar" os alunos, isto é, fazer com que aprendessem a falar e a ler os lábios. O conceito começou a mudar no início dos anos 90, quando se chegou à conclusão de que nem todos tinham aptidão para a "oralidade". A Língua dos Sinais passou a ser permitida.

    Aprenda Libras
    Em Juiz de Fora, há dois cursos para quem quer aprender a língua de sinais. Todos com estudos que se estendem por meses ou anos, de acordo com a vontade de aprofundamento do aluno. Vale lembrar, que quem sabe português e aprende a libras, passa a ser classificado como bilíngüe. Saiba quais são as Escolas de Libras.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.