JF sedia 1? Encontro de Quilombolas da Zona da Mata Tr?s mil descendentes de escravos que vivem em comunidades rurais isoladas desembarcam na cidade para debater promo??o social e igualdade racial


Fernanda Leonel
Rep?rter
23/03/2007

Na regi?o de Juiz de Fora existem 26 comunidades rurais, compostas por moradores descendentes de escravos, que vivem em comunidades isoladas, para tentar preservar costumes e tra?os da cultura de seus antecessores e moradores dos quilombos. E s?o esses moradores, das comunidades conhecidas como quilombolas que come?am a desembarcar na cidade, na sexta-feira, 23 de mar?o.

A visita, tem fundo pol?tico e contestat?rio. A primeira edi??o do Encontro de Quilombolas da Zona da Mata e regi?o das Vertentes, que tem Juiz de Fora como sede, promete discutir o futuro e a sustentabilidade dessas comunidades que possuem grande import?ncia hist?rica e cultural para o pa?s.

Conforme explicou o vice-presidente do Centro de Refer?ncia Negra (Cerne), Jos? Geraldo Azarias, conhecido como Zaca (foto abaixo), comunidades remanescentes de quilombos s?o grupos sociais cuja identidade ?tnica os distingue do restante da sociedade. Apesar de cada um dos quilombolas da regi?o de JF, por exemplo, apresentar uma caracter?stica cultural mais ou menos definidas, a identidade e a cultura negra s?o mantidas vivas.

foto Zaca do Cerne "Quando se fala em identidade ?tnica, trata-se de um processo de auto-identifica??o bastante din?mico, e que n?o se reduz a elementos materiais ou tra?os biol?gicos distintivos, como cor da pele, por exemplo. Quilombolas s?o identificados assim e vivem em regi?es como tal, de acordo como encontram sua ancestralidade comum, formas de organiza??o pol?tica e social a elementos ling??sticos e religiosos", explica o ativista.

As atividades do Encontro de Quilombolas come?am nesta sexta-feira, dia 23, e v?o at? o pr?ximo domingo, dia 25. O evento ? parte integrante do Projeto Cidadania Quilombola desenvolvido pelo Cerne em parceria com a Secretaria Especial de Pol?ticas P?blicas de Promo??o da Igualdade Racial da Presid?ncia da Rep?blica.


foto de comunidade quilombola foto de comunidade quilombola

A discuss?o principal, de acordo com o vice-presidente do Cerne, est? focada na viabilidade de a?es para implanta??o de pol?ticas de promo??o social e igualdade racial das comunidades. Autoridades, representantes do Governo Federal, ativistas do movimento negro e os pr?prios moradores da regi?es quilombolas participam de mesas de debates, palestras e grupos de discuss?o que, no final, deve resultar em uma "carta documento", que vai ser encaminhada para o Governo Federal.

"Temos muito o que discutir. ? verdade. Nessa semana mesmo, no dia 21, foi o dia de combate ? discrimina??o racial e a gente fez quest?o de lembrar que ainda h? muita coisa a ser feita. ? claro que da discuss?o dos quilombolas outros temas ligados ? igualdade racial devem surgir. Mas vamos focar na sustentabilidade dessa regi?es mesmo e nas possibilidades da manuten??o da sua identidade cultural", destaca Zaca.

foto de comunidade quilombola foto de comunidade quilombola

Para quem se interessa em participar do evento, as inscri?es s?o gratuitas e podem ser realizadas no Semin?rio Santo Ant?nio (Avenida Bar?o do Rio Branco, 4516) - palco para o evento regional. Haver? credenciamento e todos os participantes devem receber um certificado ao final do encontro.