Terça-feira, 2 de julho de 2013, atualizada às 15h

Artista plástico Ricardo Barcellos e presos realizam intervenção em penitenciária de JF

Jorge Júnior
Subeditor
ricardo

A arte sai das galerias e chega nos muros internos da Penitenciária José Edson Cavalieri, em Juiz de Fora, por meio dos traços do artista plástico Ricardo Barcellos e de seis presos da unidade. "A arte não pode ser monopolizada só em galerias, ela também tem que estar presente no bem urbano", destaca do artista, que realiza o trabalho em um espaço de aproximadamente 60 metros de extensão por três metros de altura.

A iniciativa surgiu a partir do artista, que é referência na arte contemporânea na cidade. "Há muito tempo pensava o que poderia fazer para ajudar pessoas presas, por isso resolvi oferecer para a penitenciária um curso de pintura com intervenções em um espaço onde todos pudessem ver."

Segundo o juiz-forano, ao final do projeto, todos assinarão seus trabalhos a partir de temáticas pessoais de livre escolha. "Desconheço alguma iniciativa como esta. Na penitenciária, encontrei vários talentos, que realizaram trabalhos de qualidade profissional", comenta.

De acordo com o artista, a diretoria do local providenciou a limpeza dos muros internos para que recebessem as obras. Em junho, houve o primeiro momento artístico na unidade. O projeto deu certo e foi novamente realizado nesta terça-feira, 2 de julho.

O detento Romário da Silva, de 30 anos, é um dos integrantes do projeto e conta entusiasmado. "Foi uma oportunidade diferente de todas as outras que já tive. Pude fazer o trabalho com liberdade e ainda assinar. Isso nos faz sentir valorizados", ressalta.

O diretor geral da unidade, Jefferson Macedo, considera o trabalho dos presos uma oportunidade de reflexão e mudanças. "A arte proporciona liberdade e, certamente, um novo significado para o que foi construído para aprisionar poderá surgir a partir dos trabalhos dos presos e do artista plástico", diz, por meio de sua assessoria.

ricardo ricardo

 

ACESSA.com - Ricardo Barcellos e presos realizam interven??o em penitenci?ria de JF