Ter?a-feira, 04 de setembro de 2007, atualizada ?s 08h25

Pol?cia Civil realiza projeto para jovens de escola em Ub?


Guilherme Ar?as
Colabora??o*

Policiais civis de Ub? realizam, h? cerca de tr?s meses, um projeto que visa afastar crian?as e jovens da criminalidade. Fabiano de Faria Goulart e Hitler Nixon de Oliveira desenvolveram o "Recanto da Alegria" depois da investiga??o de um caso de depreda??o na Escola Estadual Governador Valadares, em Ub?.

O projeto leva atividades esportivas e palestras nas manh?s de s?bado a cerca de 90 alunos cadastrados, entre nove e 18 anos de idade. A escola era apontada como foco de vandalismo, drogas e viol?ncia, com participa??o de alunos e jovens que moravam nas proximidades.

Na parceria com a Pol?cia Civil, a escola cedeu espa?o para o in?cio do projeto. Segundo os policiais que atuam no "Recanto da Alegria", a pr?tica esportiva pode ser uma grande aliada para a humaniza??o do indiv?duo, j? que possibilita que os jovens reconhe?am o mundo e a sua competitividade, sem deixar de lado o respeito ao direito do outro.

Foto do projeto da pol?cia civil "Ao compreender e vivenciar isso, o jovem vai respeitar mais as pessoas com as quais convive e, dessa forma, diminuir os conflitos internos e externos que permeiam as rela?es sociais", defende Hitler Nixon.

De acordo com a dire??o da Escola Estadual Governador Valadares, a mudan?a no comportamento dos alunos atendidos pelo projeto j? ? vis?vel. "Os professores comentam a melhora significativa na conduta dos alunos que freq?entam as atividades. Eles apresentam maior disciplina e senso de responsabilidade durante os trabalhos did?ticos", afirma Jane Aparecida Peron, diretora da escola.

A id?ia dos policiais ? ampliar as atividades para outras institui?es de ensino, al?m de fazer a distribui??o de cestas b?sicas e realizar atendimento m?dico-odontol?gico para as crian?as e familiares. Para isso, h? a necessidade de se criar uma sede pr?pria, al?m de contar com materiais esportivos, volunt?rios e recursos financeiros.


*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo na UFJF