Quinta-feira, 1º de outubro de 2009, atualizada às 20h02

Olimpíada de robôs desperta interesse dos alunos de ensino fundamental pela tecnologia

Aline Furtado
Repórter
Olimpíadas de robôs
Leia mais:

Alunos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII e da Escola Municipal José Kalil Aouhagi participaram, na tarde desta quinta-feira, 1º de outubro, de uma Olimpíada de Robôs. O evento faz parte da 32ª Semana da Engenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Cada escola selecionou 15 alunos, que, desde abril, receberam treinamento de estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Após o treinamento, os robôs disputaram a modalidade Sumô de Robôs Automáticos, construídos e programados pelos próprios alunos, com a utilização de kits educacionais.

Velocidade, direção de movimento, sensores de distância e distinção entre branco e preto são alguns dos comandos programados para a competição, que aconteceu sobre um tablado, do qual os robôs deveriam ser empurrados.

O objetivo do projeto, segundo o coordenador do curso de graduação do Curso de Engenharia Elétrica, André Marcato, é despertar o interesse dos alunos, mostrando que eles são capazes de trabalhar com o desenvolvimento tecnológico. "Isso muda a forma de eles encararem o futuro, demonstrando interesse pela área."

Para André, não houve dificuldade por parte dos alunos. "Eles conseguiram vencer os desafios de forma tranquila. Por isso é importante que os interessados no projeto tenham habilidades com computador, programação e montagem de peças."

A competição faz parte do projeto de robótica da UFJF, desenvolvido nas escolas públicas do município, com a finalidade de difundir a ciência e a tecnologia. O coordenador destacou a importância de iniciativas como esta. "Foi percebida uma melhoria significativa no rendimento escolar dos estudantes durante o treinamento."

O projeto foi possível graças ao Projeto de Popularização de Ciência e Tecnologia, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Para a próxima sexta-feira, dia 2, estão programadas as partidas de futebol.

Resultado

O primeiro lugar da competição ficou com um grupo de alunos da Escola Municipal José Kalil Aouhagi, já o segundo e o terceiro lugares ficaram com alunos do Colégio de Aplicação João XXIII. As equipes premiadas em 1° e 2° lugares receberam aparelhos de MP4 e troféus. Os alunos que ficaram em terceiro lugar ganharam aparelhos de MP3.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes