• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Rakel Derby Oliveira realiza o sonho de formar cidadãosDesde que assumiu a gestão do Instituto Maria, criado pelo pai, mudou a organização e o método de ensino da entidade

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração
    28/01/2010

    Movida pelo sonho de formar cidadãos, Rakel Derby Oliveira resolveu tocar o projeto do pai, Orvile Derby Dutra, que fundou o Instituto Maria, em 1944. A entidade auxilia crianças desde a alfabetização até o convívio familiar, prezando pela educação em atividades domiciliares, pelo respeito e pela disciplina.

    "Eu nasci junto com a obra e vivi toda minha vida no Instituto. Minha maior alegria é ver crianças que passaram pelo internato retornarem com os netos. É uma pequena contribuição para o Brasil, mas é um grande prêmio para mim. Colocar nas ruas um cidadão é uma sensação maravilhosa", orgulha-se Rakel.

    Desde que assumiu a entidade em 2002, após a gestão da irmã Vânia, transformou a entidade de caridade em filantrópica de orientação espírita sem fins lucrativos. “As mudanças atingiram a organização e a forma de gerir da casa. Com o caráter semelhante ao de uma empresa, as pessoas envolvidas se tornaram funcionários. Através da criação de um Conselho Fiscal, alcançamos a transparência nas contas.”

    Ela também implantou o método de ensino desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). O sistema prima pelas características sociais, emocionais, intelectuais e morais dos meninos e meninas, visando prepará-los para o que vão encontrar em casa e na vida familiar. "Esta é nossa forma de atingir também a família. A criança é alfabetizada e aprende como se alimentar corretamente e arrumar a casa. Após as refeições, as crianças recolhem os pratos e fazem todo o serviço. Quando estão dormindo, tudo é refeito pelos profissionais do instituto para não agredir a autoestima da meninada.

    Atualmente, ela comanda uma equipe composta por 40 profissionais, que atuam no instituto. Além disso, convive com as 120 crianças, de 0 a 5 anos, que desfrutam dos serviços da entidade. Ela menciona uma frase do pai, que resume o objetivo do seu trabalho e da entidade: "O Instituto Maria é um ninho para que determinadas crianças possam pousar, adquirir forças e depois voar".

    Conheça o Instituto Maria

    O Instituto Maria funciona como creche em período integral, oferecendo consultas médicas e dentárias, alimentação balanceada, educação física, capoeira e atividades recreativas. Apenas crianças de baixa renda são aceitas, após comprovação de renda e entrevista familiar, realizadas em junho, através de uma pré-inscrição.

    O regime é totalmente gratuito e a arrecadação de verbas é feita por doações e pelo apoio de empresas particulares. O instituto arrecada recursos também pelo serviço que oferece de guarda-móveis, estacionamento, restaurante e brechó. A única verba do governo é enviada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), destinada à pré-escola.

    Em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mantém aulas de puericultura, em que profissionais e acadêmicos da instituição treinam pessoas para o "bem cuidar da infância”. O Instituto Maria está localizado na rua São Mateus, 1001 - São Mateus - CEP 36025-001 - Juiz de Fora - MG. O telefone de contato é (32) 3232-2090. Para doações em dinheiro, a entidade recebe pela conta corrente (agência 0024-8 c/c 6297-9 B. Brasil).

    Instituto Maria Instituto Maria Instituto Maria
    Instituto Maria Instituto Maria Instituto Maria

    *Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.