Casal mostra vitalidade ? frente do Recordar ? Viver Unidos h? 55 anos, Rosa e Luiz Claudio s?o exemplos
de persist?ncia e supera??o

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o
05/02/2009

O Carnaval se aproxima e se depender do casal Rosa Queiroz Claudio, 70 anos, e Luiz Claudio, 76, a anima??o n?o vai faltar na avenida. Eles foram eleitos o rei e a rainha do bloco carnavalesco da terceira idade, Recordar ? Viver.

Rosa conta que ficou muito feliz com o resultado do concurso. H? tr?s edi?es ela concorre, sendo que no ?ltimo ano conquistou o segundo lugar. Mesmo com a expectativa de ser eleita rainha durante todos esses anos, ela afirma que o mais importante ? participar.

Nesta quinta-feira, dia 5, ela e Luiz Claudio foram apresentados como os vencedores do concurso no baile de Carnaval no Centro de Conviv?ncia do Idoso. Os dois receberam cumprimentos dos amigos e Rosa n?o escondeu que est? se sentindo importante, uma verdadeira rainha! Eles ca?ram na folia, mostrando muita disposi??o.

O bloco desfila no dia 19 de fevereiro e pretende reunir 800 foli?es. Mais que brincar o Carnaval, o Recordar ? Viver tem uma proposta diferenciada, com car?ter de responsabilidade social, sendo coordenada pelo Centro de Conviv?ncia do Idoso, que desenvolve projetos direcionados ? popula??o de terceira idade.

Foto do casal na folia Foto do casal na folia Foto do casal na folia
Unidos h? 55 anos

Rosa e Luiz Claudio se conheceram quando ela tinha 11 anos. "Eu tinha o cabelo comprido e quando passava por ele, puxava meus cabelos e dizia que ia casar comigo." Cinco anos depois, quando Rosa completou 16 anos, os dois se casaram e foram viver em S?o Pedro dos Ferros, em Minas.

Nesses 55 anos de casamento, n?o falta hist?ria para contar. "Dava para fazer uma novela", afirma Rosa, um exemplo de persist?ncia. Por 13 vezes ela engravidou e perdeu todos os filhos. A gravidez n?o passava dos dois meses, mas nada fez com que ela desistisse do sonho de ser m?e.

"Via as outras mulheres com aquela barriga grande e pensava ser? que a minha tamb?m n?o vai crescer? Nada impediu que eu tentasse. Gostava muito de crian?a, minha casa vivia cheia de gente."

Luiz tamb?m revela que tinha vontade de ter filhos. O casal, ent?o, adotou um menino de rua e Rosa continuou tentando engravidar. Quando o filho adotivo completou 13 anos, a gravidez de Rosa vingou. Dois anos depois, engravidou novamente.

Atualmente, os filhos leg?timos de Rosa est?o com 36 e 38 anos. O filho adotivo faleceu com 33 anos. Mesmo passando por todas as dificuldades, Rosa se considera uma pessoa privilegiada. "Tenho dois filhos casados, uma casa e o Luiz, que sempre esteve ao meu lado."

Para manter a vitalidade, o casal frequenta h? dez anos o Centro de Conviv?ncia do Idoso. "Fa?o aulas de gin?stica, de dan?a de sal?o e de forr?. Frequento de segunda a sexta. N?o vou ao Centro s?bado e domingo s? porque n?o funciona", brinca.

Rosa afirma que n?o gosta de perder nada do que ocorre no Centro. "Minha vida melhorou 100%. Fa?o muitas amizades." O segredo para o sucesso do casamento de 55 anos, Rosa ensina. "? preciso muito amor, confian?a e conviv?ncia".



D? sua opini?o sobre esta hist?ria ou envie a sua tamb?m pelo email:
redacao@acessa.com