Ag?ncia oferece atendimento exclusivamente preferencial A prefer?ncia do atendimento ser? para idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais para desafogar "incha?o" no centro da cidade


Renata Solano
*Colabora??o
03/10/07

Enfrentar filas que demoram horas ou mesmo ficar em ag?ncias lotadas permitindo cansa?o e des?nimo de quem possui algum tipo de defici?ncia f?sica ou est? gr?vida, ou ainda debilitado por algum motivo. Foi pensando em facilitar a vida dessas pessoas que nesta quarta-feira, dia 03 de outubro, Juiz de Fora ganha a primeira ag?ncia exclusivamente voltada para atendimento a este p?blico.

O espa?o inaugurado pela Cesama est? localizado ? rua Afonso Pinto da Mota, esquina com Avenida Bar?o do Rio Branco e vai ser destinado ao atendimento de gestantes, idosos e a quem possui necessidades especiais.

Para se ter uma id?ia do grande movimento no centro da cidade, segundo a diretora financeiro-administrativo da empresa, Maristela Soran?o, a ag?ncia localizada ? Avenida Get?lio Vargas, por exemplo, registra em m?dia cerca de dez mil atendimentos. Ela acredita que muitos idosos "entopem" as filas porque pagam conta dos seus familiares.

"Temos centros de atendimento nos bairros, como S?o Pedro e Santa Luzia, mas o centro ? o mais procurado, dessa forma, verificamos a import?ncia de abrir um lugar especial para atendimento das gestantes, idosos e pessoas com necessidades especiais. Assim, aumenta a agilidade no atendimento tanto desses benefici?rios como dos outros cidad?os, tendo em vista que vai aumentar a agilidade no atendimento", afirma Maristela.


A ag?ncia

foto Tha?s Altomar A nova ag?ncia conta com um caixa e tr?s atendentes. Mas, segundo a chefe do departamento de promo??o da pessoa portadora de defici?ncia (DEPD), Tha?s Maria Altomar (foto ao lado), ainda haver? um treinamento profissional para que os funcion?rios consigam atender a esse p?blico com efici?ncia e cuidados necess?rios.

"Esse trabalho exige uma continuidade, ele se inicia com a arquitetura do local, especial para recep??o do p?blico como a n?o coloca??o de degraus, porta de correr larga e estacionamento com uma vaga direcionado para deficientes. Mas ainda haver? a implementa??o de trabalhos e cuidados com a informa??o e comunica??o entre a empresa e o p?blico", afirma Tha?s.

foto de S?nia Cupertino e Ana K?tia Sobre isso, Ana K?tia Thomaz (foto ao lado, ? direita) com defici?ncia auditiva, diz que o local est? muito bom. "Essa iniciativa de acessibilidade para o p?blico pr?-determindado ? bacana, mas deve ter, por exemplo, um int?rprete para os surdos".

A int?rprete do DEPD S?nia Cupertino (foto acima, ? esquerda) diz que essa preocupa??o ? necess?ria e vai terminar o trabalho de inclus?o social que se iniciou com s inaugura??o do posto de atendimento preferencial da Cesama.

E, para o presidente da Associa??o dos Cegos de Juiz de Fora, Lucas Diniz Chaves (ver v?deo), a iniciativa ? importante, porque "? um avan?o para o portador de defici?ncia".

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF